terça-feira, 11 de agosto de 2015

Vislumbres do tempo e do vento: convivência, regras e fabricação de mitos

Desde que os historiadores Eric Hobsbawm e Terence Ranger puseram a descoberto os mecanismos acionados na 'invenção das tradições', com a organização da obra com esse mesmo título, ficamos a saber que comportamentos, regras e modos de convivência (como o casamento), que são apresentados como "sagrados", na verdade são, antes de mais nada, criações humanas com propósitos históricos claramente definidos, e com a função muitas vezes de controle social. De todo modo, é dessa forma que nascem as tradições e as regras de comportamento, o sancionado como ‘o que pode’ e ‘o que não pode’, o que é bem visto e o que mal visto. Por aqui, sociologicamente falando, a reiterada repetição da ação, quer dizer, do comportamento, das regras, etc., gera a estrutura social que se introjeta na cabeça das pessoas e elas passam a viver conforme o estabelecido por esses cânones. Os fatos sociais, a socialização, assim por diante. E dessa maneira também são criados os mitos, narrativas que não correspondem à realidade, mas que são assimiladas pelas pessoas. Identificar o momento específico de maturação de um mito é algo complexo, mas analiticamente estimulante. Pois bem, é disso que se tem ocupado o Prof. Michel Zaidan, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Historiador-cientista político de verve afiada, ele tem produzido um conjunto de textos procurando mostrar como está sendo operacionalizado o movimento para transformar o ex-governador pernambucano Eduardo Campos, morto em acidente aéreo, num mito, para continuar gerando lucros políticos para 'os espertos vivos'. A diversidade de celebrações e atos políticos por ocasião do primeiro ano do seu falecimento, neste mês de agosto, mostram bem isso. Cá entre nós, são poucos os que têm a coragem de assumir a postura analítica que Zaidan está a levar a cabo, sobretudo considerando que, em Pernambuco, a figura do ex-governador vem sendo "quase canonizada". A mim, todavia, que conheço os seus trabalhos desde os albores juvenis, a posição de Zaidan não surpreende. No seu livro 'Honra ao Imperador: Reflexões Críticas sobre a Era Eduardiana em Pernambuco', com uma só frase, ele nos diz o porquê da sua posição: trata-se do "duro e antipático exercício da crítica". Em última instância, trata-se de não renunciar à racionalidade e à análise científica da realidade. Estamos juntos. Reproduzo aí abaixo um dos seus textos sobre a questão, sugestivamente partindo de uma incursão pelos vislumbres do tempo e do vento - à Érico Veríssimo e com boas doses de ironia. 


Capa do livro de Zaidan: análise da 'fabricação do mito' Eduardo Campos 

Por Michel Zaidan

Há um romance épico sobre a saga do povo gaúcho intitulado "O Tempo e o Vento". Neste romance a personagem chamada "Bibiana" faz uma imprecação contra os ventos do mês de agosto, dizendo que eles sempre trazem um mau presságio, uma desgraça, uma catástrofe, ou coisa assim. E existe mesmo uma frase do autor, o escritor Érico Veríssimo, indagando se no paraíso os ventos soprariam infinitamente.
Independentemente do que pensam os gaúchos dos maus augúrios do mês de agosto e seus ventos, este mês costuma ser lembrado pelos brasileiros como um período de muitas desgraças: basta lembrar o suicídio de Getúlio Vargas e a morte de Miguel Arraes. Pois foi exatamente em agosto de 2014, que explodiu em São Paulo o avião "fantasma" – de titularidade ainda hoje incerta – que transportava o ex-governador de Pernambuco. O político pernambucano estava em plena campanha presidencial e era um trunfo muito importante nas eleições estaduais.
A sua morte, em agosto do ano passado, em circunstâncias trágicas nunca elucidadas, alimentou uma espécie de messianismo atávico que, em situações como essas, tende a produzir uma taumaturgia política que beneficia sempre os aliados, os protegidos e os parentes do falecido. É preciso reconhecer que o nosso povo é pródigo em construir mitos e mitologias, às vezes de pés de barro, fortemente reforçados pela grande mídia impressa e eletrônica do país.
Há também entre nós uma jurisprudência penal curiosa: a morte, mais ainda em circunstâncias trágicas e pouco conhecidas, redime todos os malfeitos, os ilícitos penais, os crimes cometidos pelo falecido. Existe no Brasil, como na história do Cristianismo, os bons e os maus ladrões. No geral, os bons ladrões estão mortos, embora possam ter se beneficiado (ou os seus) pelos ilícitos praticados. Os maus ladrões são os vivos, os "bodes expiatórios", as "genis", os "judas" da vida, expostos à sanha vindicativo do distinto público.
Seus cadáveres morais são apresentados todos os dias pelos meios de comunicação de massa, para exorcizar a raiva, a frustração de uma população mais pobre e semi-escolarizada. Os que morrem contam sempre com o benefício da dúvida, a presunção de inocência ou a compaixão dos vivos. Os que ficam cumprem o sinistro papel de ajudar a purificar os sentimentos de ódio, de vingança e de inveja dos vivos.
Esse preâmbulo foi escrito em razão de uma sentença absolutória proferida pelo juiz (vingador público) Sérgio Moro, sem nenhum alarido da mídia, sobre os implicados daqui (de Pernambuco) nos escândalos das operações da "lava-a-Jato". Alegou o sr. Excelentíssimo juiz que, com a morte de dois do grupo de políticos suspeitos do nosso Estado, apontados na delação premiada do senhor Paulo Roberto Costa, por ocasião da construção da Refinaria Abreu e Lima, o processo deveria se extinguir, pois não haveria como indiciar, processar, julgar e condenar quem já morreu. Pronto, resolvido o assunto.
Era só esperar o dia do Juízo Final, para ver quem iria direto para o inferno ou quem alcançaria, pelo menos, o purgatório, porque dificilmente nenhum deles iria para o céu. Havia, entre estes, políticos ligados ao PSB, ao PSDB e ao PP. Mas os jornais solicitamente silenciaram sobre o fato. E continuam calados até hoje.
Muito bem. Quem morreu, morreu. Mas há muita gente viva, vivíssima desejosa de usar o capital político, o patrimônio moral e material dos falecidos para se eleger a isto, àquilo, a este cargo, àquele outro etc. Houve até uma procissão com a fina estampa do falecido, impressa em estandarte, em ato declaradamente eleitoral.
Os apaniguados, os cupinchas, os protegidos ou mesmo simples aventureiros que farejam onde podem obter vantagens se aproximando do cortejo, estão utilizando ou vão utilizar a memória do morto como trunfo político, como se os eleitores fossem destituídos de qualquer forma de discernimento moral ou político. Crentes ou fiéis desse neo-messianismo familiar que acham que os mortos não têm defeito algum e que é de mau tom, deselegante e pouco educado falar criticamente daqueles que já se foram ou partiram.
Aqui é onde entra a necessidade de um julgamento póstumo, como em outros romances realistas fantásticos de Erico Veríssimo. Os mortos ressuscitam – não para continuarem a fazer o mal - mas para serem julgados e condenados pelo que fizeram ou deixaram de fazer, sobretudo por terem ajudado a eleger gestores incompetentes e midiáticos que transformaram o Estado e a cidade do Recife numa imensa cratera moral, alimentadas pelo pagamento de taxas, impostos e contribuições que não produzem nenhum retorno social.
È necessário que se faça esse julgamento – com todo respeito pela tragédia que acometeu o falecido – porque a memória do político vem sendo disputada a tapas, socos e pontapés pelos acólitos, os epígonos, os puxa-sacos e carreiristas de todo tipo. Interessa muito à sociedade pernambucana passar a limpo o que produz e constitui esse memória, para que o embuste, a fraude política não se perpetue através de paus-mandados e continue a prejudicar ao povo de Pernambuco.
Pode ser que, assim, a alma do falecido descanse em paz e desista de aperrear os vivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário