sexta-feira, 21 de agosto de 2015

III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química

Local: Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)
João Pessoa, 29 a 31/10/2015 

Resultado de imagem para III Congresso Brasileiro de Dependência Química e Saúde Mental


O III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba, é um evento realizado, a cada dois anos, pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Dependência Química, coordenado pela Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel. O evento tem como um de seus propósitos a realização de atividades vinculadas às áreas da Saúde Mental e da Dependência Química, como também o estabelecimento de discussões e debates acerca das temáticas desenvolvidas no campo teórico-prático, de forma a capacitar para o trabalho e ampliar as pesquisas na área. Com a terceira edição, pretende-se fazer uma interlocução entre estudantes, pesquisadores, profissionais, usuários e a comunidade em geral, criando um espaço para o diálogo entre perspectivas convergentes e diferentes na área, abarcando quatro grandes eixos: prevenção, política públicas, neurociências e clínica ampliada, que são essenciais para a pesquisa, a prevenção e a intervenção nas áreas da Saúde Mental e da Dependência Química.
O III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química trabalhará os eixos mencionados sob a coordenação de profissionais referências nas áreas; a saber:
Eixo 01: TRATAMENTO E PREVENÇÃO – Coordenação:  Profa. Dra. Mª Aparecida Penso (Universidade Católica de Brasília) e Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel (Universidade Federal da Paraíba).
  • Este eixo terá como foco o tratamento e a prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas na perspectiva de construção de redes sociais de proteção, discutindo estratégias de articulação destas redes no âmbito comunitário e das políticas públicas, especialmente as políticas de saúde e educação.  Na educação terá como foco a capacitação de educadores para a detecção o mais precoce possível da problemática e na saúde buscará discutir como a atenção primária a saúde pode atuar como um importante locus de prevenção.
Eixo 02: POLÍTICAS PÚBLICAS – Coordenação: Profa. Dra. Mª de Fátima Pereira Alberto (Universidade Federal da Paraíba).
Eixo 03: NEUROCIÊNCIAS – Coordenação: Profa. Dra. Melyssa Kellyane Cavalcanti  (Universidade Federal da Paraíba).
  • Este eixo abordará o estudo científico do Sistema Nervoso vinculado à Saúde Mental e à Dependência Química, no qual se inclui a investigação de sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento, evolução, alterações e a relação com o comportamento humano. Considera-se que a Saúde Mental é determinada por fatores biológicos, genéticos, psicossociais, ambientais e culturais; e a dependência química, conforme esta abordagem, consiste numa disfunção cerebral como qualquer outro distúrbio neurológico ou psicológico, reforçando a relação entre neurociência, saúde mental e dependência química.
Eixo 04: INTERVENÇÕES NA CLÍNICA AMPLIADA – Coordenação: Profa. Dra. Márcia Mont’Alverne (Universidade Federal da Paraíba) e Ma. Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros (Doutoranda em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba).
  • Este eixo abrange a descrição de experiências acadêmicas, assistenciais ou de extensão, resultados finais de pesquisas científicas, abordando temas relacionados à clínica ampliada, uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização, que envolve a compreensão ampliada do processo saúde-doença, visando um atendimento mais resolutivo, integral e humano. A escuta qualificada, a formação de vínculos, a produção de autonomia e estímulo do protagonismo do usuário, a corresponsabilização do cuidado, a valorização dos diferentes saberes e práticas e das dimensões subjetivas, sociais e culturais dos usuários assistidos, a adoção de equipes de referência, a intersetorialidade, o trabalho em rede são aspectos essenciais contemplados no cerne da atenção em saúde mental. Vislumbra-se a atuação de equipes multiprofissionais com abordagem interdisciplinar que lidam com desafios técnicos, políticos e éticos, compromissadas com projetos terapêuticos singulares, com o princípio da integralidade, com vistas à emancipação cidadã dos indivíduos e das coletividades humanas.
Em cada eixo serão realizadas pelo menos uma (01) palestra e uma (01) mesa redonda abordando as questões específicas de cada temática. Também serão realizadas apresentações de trabalhos na forma de mesas redondas, comunicação oral e pôster. Os resumos serão publicados em modo digital com ISBN; e as palestras e as mesas redondas serão transformadas em artigos e publicadas em forma de livro.
No primeiro dia do evento (29/10), antes da abertura, serão ofertados cursos e workshops visando trabalhar questões referentes à prevenção e ao tratamento da Saúde Mental e da Dependência Química, de forma a articular os diversos saberes e fazeres em serviços variados da Rede de Atenção à Saúde Mental e à Dependência Química, incluindo os serviços alternativos (como ONGs e Comunidades Terapêuticas).
Público Alvo e participantes do evento:
Evento aberto ao público em geral que tenha interesse nas áreas da Saúde Mental e da Dependência química. Deve abarcar profissionais, professores, pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação, familiares e usuários da rede de atenção à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário