sábado, 11 de julho de 2015

Sobre a greve nas universidades federais: para reflexão e debate

O professor de história da UFF Daniel Aarão Reis, 69
Professor Daniel Arão Reis Filho: debater a
greve, debater a Esquerda 

Aí abaixo, uma entrevista realizada pela Folha de São Paulo com o historiador Daniel Arão Reis Filho (da Universidade Federal Fluminense) sobre a atual greve nas universidades federais.  O Prof. Daniel Arão, por sua história e obra, dispensa apresentações, podendo, por exemplo, ser referida a sua participação na resistência armada à ditadura militar, bem como a relevância dos seus trabalhos como pesquisador no campo historiográfico. As suas palavras sobre a greve podem soar incômodas a alguns ouvidos, mas elas são necessárias à reflexão e ao debate. Com ele, compartilho a insatisfação de a greve incidir fundamentalmente sobre a graduação. 


Entrevista conduzida por Luiza Franco 

Folha - Como o sr. analisa as greves nas universidades federais de uma perspectiva histórica?
Daniel Aarão Reis - Nos anos 1980, foram criadas as associações docentes. Tinham grande popularidade e enraizamento social. Em função de uma certa degradação dos salários e das condições gerais das universidades, essas associações fizeram uma série de greves, que eram muito participativas e discutidas.Nos anos 1990, os sindicatos perderam legitimidade. A Andes (sindicato dos professores de ensino superior) foi se radicalizando politicamente, mas isso não correspondia a uma radicalização de suas bases. [As greves] começaram a suscitar resistência dos professores, que se combinou com melhorias importantes nos governos Lula.Isso tudo fez com que as greves declinassem muito. Já no final do primeiro governo Dilma –e sobretudo neste momento– a situação voltou a se degradar muito.O quadro atual se aproxima do que vivemos nos governos FHC [1995-2002], quando houve um grande desprezo pela educação universitária pública, a federal sobretudo.
Por que o sr. é contra a greve?
A greve é uma forma de luta que se notabilizou no movimento operário e dos assalariados de empresas privadas. Aí tem a lógica de afetar os lucros dos patrões.Quando explode uma greve, a universidade deixa de existir como corpo vivo de debates e discussão. Vira um deserto e perde condição de pressionar o governo. Há também uma questão ética: os grevistas continuam recebendo salário -isso se chama férias. Nossas greves são, em geral, precedidas por assembleias sem legitimidade. Tanto é que três das quatro universidades federais do Rio não aderiram. Há um distanciamento do modelo que, nos anos 1980, garantia o vínculo com o movimento social. As lideranças sindicais pararam de consultar os departamentos. Além disso, a greve só incide na graduação. Compartilho com os líderes sindicais a visão crítica em relação à situação atual das universidades. O que nos distingue é a forma de luta, porque a greve contribui mais para destruir do que para defender a universidade pública.Há uma crítica conservadora que diz que a situação da universidade não está tão ruim assim. Há uma terceira via que reconhece o drama da universidade, porém, advogamos formas de luta alternativas, as ruas, as discussões, idas a Brasília, a imprensa.
Qual foi a repercussão do texto no qual o sr. se posiciona contra a greve atual?
O texto foi muito discutido na universidade, principalmente entre professores novos e alunos, que não conheciam nossa luta. Fui muito criticado pelos grevistas. Nos corredores, surgiram pichações dizendo "Aarão fura-greve". Mas, na prática, a greve continua na UFF.
O problema se deve apenas à crise fiscal do governo?
Não. Essas lideranças sindicais em geral fazem parte de partidos. O que querem é o enfrentamento com o governo. O que é problemático é levar esse radicalismo para dentro das universidades e dos sindicatos. Dilma escolheu uma política completamente contraditória em relação ao que havia proposto na campanha eleitoral, que penaliza a universidade federal.
Como o sr. vê o movimento estudantil hoje?
Você tem um movimento quase oficial, representado pela UNE (União Nacional dos Estudantes). Sobretudo a partir dos governos Lula, ela funciona em sintonia com o governo, é muito moderada. Mas isso não impede que surjam correntes mais radicais. Elas também vivem uma crise de representatividade muito grande. São pequenos grupos de vanguarda que não representam os estudantes.
Como o sr. avalia o desempenho do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro?
Eu confio nele. Mas, se o governo continuar apertando as torneiras como está, não haverá muita solução.
O que achou dos protestos de março e abril?
Eu os vi com muita expectativa positiva. Foram de centro, direita e extrema direita. Mas essa extrema direita foi uma pequena minoria. Prefiro uma democracia agitada, que pressiona os governos. O Brasil tem tradição conservadora. Que ela apareça e que se discuta com ela.
O que pensa da esquerda hoje?
As esquerdas –tem que pôr no plural– vivem a crise do seu principal partido, o PT. A partir dos anos 1990, tendo enfrentado o fracasso de 1989, o PT foi mudando de pele e passou a ter uma política cada vez mais moderada. Quando assumiu [em 2003], Lula fez a carta aos brasileiros, que é, na verdade, aos capitalistas brasileiros. Zé Dirceu fez a metáfora do transatlântico, que vira devagar. O grande desafio das esquerdas no Brasil hoje é construir alternativas que correspondam às exigências do século 21.
Como avalia o governo Dilma?
A campanha eleitoral foi um estelionato muito semelhante à reeleição do FHC ou [à eleição] do [José] Sarney. Assim você desmoraliza a democracia, é uma irresponsabilidade política completa. Ela [Dilma] assume o governo e terceiriza o campo para a [ministra] Kátia Abreu [da Agricultura], a economia para um homem dos bancos, o Joaquim Levy, e a articulação política para o [Michel] Temer, esse mordomo de filme noir.*

RAIO X - DANIEL AARÃO REIS
Idade
69 anos

Formação
Historiador

Cargo
Professor de história contemporânea da UFF (Universidade Federal Fluminense)

Livros
"Ditadura Militar, Esquerdas e Sociedade" (2000), "Ditadura e Democracia no Brasil" (2014), "Luís Carlos Prestes: Um Revolucionário entre Dois Mundos" (2014), entre outros

-------------------------
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/07/1654479-greve-prejudica-mais-do-que-defende-universidade-diz-professor-da-uff.shtml?cmpid=compfb

Nenhum comentário:

Postar um comentário