quinta-feira, 16 de julho de 2015

Insistentemente, românticos

A seguir, breve texto da historiadora Valéria Peixoto sobre o romantismo. Um acréscimo a ser feito: o romantismo, insistentemente, mantém-se atual. Suspira-se a sua presença com a afirmação da introspectiva subjetividade do surrealismo. 
Por Valéria Peixoto de Alencar
Você já viu um filme romântico? Leu um romance? Você se considera uma pessoa romântica? Pois saiba que além das idéias de apaixonado e sentimental, a palavra romântico está ligada a um movimento artístico e cultural que não tinha apenas essas características. O quadro abaixo é um exemplo romântico.  
A Liberdade guiando o povo de Delacroix
'A Liberdade Guiando o Povo', Eugène Delacroix, 1830, óleo s/tela
Observe o quadro. Como é a expressão dos personagens? A cena é calma? Emocionante?
Este quadro de Eugène Delacroix é um dos marcos do romantismo. O artista mudou a pintura francesa ao não aceitar os padrões impostos pelo neoclassicismo. Ele acreditava que a cor era mais importante que a forma, e a imaginação não poderia ser aprisionada por normas. 


Emoção à tona
As cores fortes pretendem trazer a emoção à tona. Nessa obra, Delacroix retrata um acontecimento histórico, a rebelião dos republicanos e liberais contra o rei Carlos X em 1830, na França. O fato escolhido pelo pintor é verídico, mas a maneira de retratá-lo é imaginativa. é pouco provável que houvesse uma mulher de seios nus durante a rebelião, guiando os manifestantes!
O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de imaginação e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. Além de acontecimentos históricos contemporâneos, também tinha como temática a contemplação da natureza.
O romantismo pode ser descrito como o movimento artístico e filosófico que surgiu no fim do século XVIII e se estendeu pelo século XIX, decorrente das fortes mudanças sociais, políticas e culturais na Europa, sob os efeitos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. É uma visão de mundo subjetiva e emotiva, oposta ao normativismo do neoclassicismo.  As primeiras manifestações românticas na pintura foram realizadas por Francisco de Goya (1746-1828), que não seguia as regras do  neoclassismo. Em muitas de suas pinturas, há contrastes de luz e sombra que dão um efeito dramático à cena. Além de sua presença na arte e na filosofia, temos o movimento romântico na música e na literatura. 
------------------------
Fonte: http://educacao.uol.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário