domingo, 12 de julho de 2015

Eleições à Reitoria da UFPB: Professor Valdiney Gouveia declara-se pré-candidato

O que até então estava restrito às movimentações de bastidores, agora torna-se público. Foi dada a largada às eleições para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O fato novo no processo é o anúncio da decisão do Professor Valdiney Gouveia de concorrer ao pleito. As razões da sua candidatura podem ser conferidas aí abaixo, em texto enviado a este blog, cuja origem da autoria é o seu projeto de campanha. 
File:Valdiney O Acadêmico.jpg
Porf. Valdiney Gouveia: Pré-candidato a
Reitor da UFPB

Fonte de autoria do texto: Pré-campanha do Prof. Valdiney Gouveia

Uma possibilidade alternativa de gestão universitária, livre de interesses político-partidários, começa a se delinear com a pré-candidatura do Prof. Valdiney Gouveia à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Apresentam-se a seguir seus perfis pessoal e acadêmico, as razões de sua pré-candidatura e algumas diretrizes que guiarão suas propostas, abrindo as portas para as contribuições em proveito desta Instituição.
Nascido em Itabaiana (1966), aos 6 anos, fugindo da escassez, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro, com passagem breve pelo Morro do Pavãozinho e, logo, vivendo em São Gonçalo, onde cursou o ensino básico em escola municipal. Regressou aos 11 anos à João Pessoa, residindo em Mandacaru e cursando o ensino fundamental na Escola Estadual Santa Júlia, na Torre, distante 5 km de sua casa, percurso diariamente percorrido a pé; o ensino médio foi cursado à noite, na Escola Estadual Mateus Augusto de Oliveira (CEBE), no Bairro dos Estados. Durante uma década trabalhou com o seu pai na feira do Bairro dos Estados, onde ele tinha uma barraca; nos horários vagos também vendia sal, cebola e colorau no meio da feira, e quando o comércio estava parado, pegava frete em carro de mão. Aos 18 anos passou a combinar essas atividades com a de fiscal de ônibus, na Prefeitura Municipal de João Pessoa, período em que ingressou na UFPB, onde concluiu Psicologia (1989). Posteriormente, fez Especialização em Psicometria (1993) e Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (1991) na Universidade de Brasília, e Doutorado em Psicologia Social (1998) na Universidade Complutense de Madri.
Ingressou como Professor do Departamento de Psicologia aos 25 anos de idade. Hoje está como Professor Titular e Pesquisador 1A do CNPq, sendo um dos oito da Paraíba, e o segundo docente da UFPB na lista dos 3.000 cientistas brasileiros de maior impacto. Está como Membro Titular do Comitê de Assessoramento em Psicologia e Serviço Social (CNPq), sendo consultor de diversas agências de fomento (e.g., CNPq, CAPES, FAPESP, Fundação Ford). Em 1998 criou o grupo “Bases Normativas do Comportamento Social” (http://vvgouveia.net), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão; coordenou o Mestrado em Psicologia e o Doutorado em Psicologia Social em várias ocasiões, orientando dezenas de graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Participou como Membro do Conselho Editorial ou parecerista de revistas científicas de impacto (e.g., European Journal of Social Psychology, Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Environmental Psychology, Psicologia: Reflexão e Crítica), tendo publicado cerca de 180 artigos científicos, 15 livros e 45 capítulos de livro, além de contar com mais de 300 participações em congressos. Esteve como Professor Visitante ou palestrante em instituições estrangeiras de renome (e.g., Victoria University of Wellington, Cardiff University, Universidad Autónoma de México, Universidade do Minho).
Sua decisão de se pré-candidatar decorreu de três aspectos principais: (1) sua história acadêmica, identificação e gratidão com a UFPB, conhecendo-a como estudante e professor; (2) o pedido de colegas estudantes, servidores e professores, preocupados com a estagnação de gestões que têm estado à frente da Universidade, privilegiando grupos específicos e renunciando aos propósitos verdadeiros da Instituição; e (3) a certeza de que poderá honrá-la, dedicando-a intensamente quatro anos de sua vida, resgatando o papel central que outrora teve no cenário nacional. Mesmo sem financiamento de campanha ou cargos para oferecer, se merecer a confiança e apoio da comunidade, tem certeza de que fará uma gestão proativa, pautada no binômio competência-mérito, oferecendo condições dignas de estudo e trabalho a todos, sem privilégios em razão de grupo, área ou curso.
Propõe uma gestão voltada à Universidade, dispensando troca de favores, primando pela competência e entrega de todos, reconhecendo pública e devidamente cada um; considera que a inovação não pode ser de fora para dentro, mas partindo dos recursos (naturais e humanos) existentes, pensando e implementando soluções que a Instituição, por meio de seus cursos e profissionais, tem capacidade de oferecer em diversas áreas, como informática, gestão de pessoal, produção de fármacos e alimentos, administração de negócios, produção e/ou conservação de energia e água, promoção de saúde, construção civil, assistência social, cuidado com o meio ambiente etc. A Universidade precisa, além de transmitir conhecimento, produzi-lo e, sempre que possível, aplicá-lo ou ao menos mostrar que isso é possível, oferecendo respostas concretas à sociedade. Considera que o(a) Vice-Reitor(a) precisa ter papel ativo, não sendo figura de decoração, mas pessoa diretamente implicada na gestão. Também defende gestão única, sem reeleição, entendendo que esta condição pode engessar uma Universidade, sobretudo quando ocorre uma má gestão, representando um atraso de difícil reparação.
Por fim, o Professor Valdiney Gouveia não deseja traçar um projeto de gestão, mas de Universidade. Pretende aproveitar as melhores contribuições de gestões passadas, incorporando-as às suas propostas e, em definitivo, promover avanços substanciais que repercutam positivamente na Instituição, resgatando e alavancando o prestígio da Universidade Federal da Paraíba, a ser refletido em seus indicadores de formação, produção, tecnologia e aplicação de conhecimento. Neste sentido, fará uma gestão transparente e agregadora, abrindo as portas e apoiando, indiscriminadamente, a quem tem ideias, propostas e ações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário