O que até então estava restrito às movimentações de bastidores, agora torna-se público. Foi dada a largada às eleições para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O fato novo no processo é o anúncio da decisão do Professor Valdiney Gouveia de concorrer ao pleito. As razões da sua candidatura podem ser conferidas aí abaixo, em texto enviado a este blog, cuja origem da autoria é o seu projeto de campanha.
Porf. Valdiney Gouveia: Pré-candidato a Reitor da UFPB |
Fonte de autoria do texto: Pré-campanha do Prof. Valdiney Gouveia
Uma
possibilidade alternativa de gestão universitária, livre de interesses
político-partidários, começa a se delinear com a pré-candidatura do Prof.
Valdiney Gouveia à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Apresentam-se
a seguir seus perfis pessoal e acadêmico, as razões de sua pré-candidatura e
algumas diretrizes que guiarão suas propostas, abrindo as portas para as
contribuições em proveito desta Instituição.
Nascido
em Itabaiana (1966), aos 6 anos, fugindo da escassez, mudou-se com sua família
para o Rio de Janeiro, com passagem breve pelo Morro do Pavãozinho e, logo, vivendo
em São Gonçalo, onde cursou o ensino básico em escola municipal. Regressou aos
11 anos à João Pessoa, residindo em Mandacaru e cursando o ensino fundamental
na Escola Estadual Santa Júlia, na Torre, distante 5 km de sua casa, percurso
diariamente percorrido a pé; o ensino médio foi cursado à noite, na Escola
Estadual Mateus Augusto de Oliveira (CEBE), no Bairro dos Estados. Durante uma
década trabalhou com o seu pai na feira do Bairro dos Estados, onde ele tinha
uma barraca; nos horários vagos também vendia sal, cebola e colorau no meio da
feira, e quando o comércio estava parado, pegava frete em carro de mão. Aos 18
anos passou a combinar essas atividades com a de fiscal de ônibus, na Prefeitura
Municipal de João Pessoa, período em que ingressou na UFPB, onde concluiu
Psicologia (1989). Posteriormente, fez Especialização em Psicometria (1993) e
Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (1991) na Universidade de Brasília,
e Doutorado em Psicologia Social (1998) na Universidade Complutense de Madri.
Ingressou
como Professor do Departamento de Psicologia aos 25 anos de idade. Hoje está como
Professor Titular e Pesquisador 1A do CNPq, sendo um dos oito da Paraíba, e o
segundo docente da UFPB na lista dos 3.000 cientistas brasileiros de maior
impacto. Está como Membro Titular do Comitê de Assessoramento em Psicologia e
Serviço Social (CNPq), sendo consultor de diversas agências de fomento (e.g.,
CNPq, CAPES, FAPESP, Fundação Ford). Em 1998 criou o grupo “Bases Normativas do
Comportamento Social” (http://vvgouveia.net), desenvolvendo atividades de
ensino, pesquisa e extensão; coordenou o Mestrado em Psicologia e o Doutorado
em Psicologia Social em várias ocasiões, orientando dezenas de graduandos,
mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Participou como Membro do Conselho
Editorial ou parecerista de revistas científicas de impacto (e.g., European
Journal of Social Psychology, Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of
Environmental Psychology, Psicologia: Reflexão e Crítica), tendo publicado
cerca de 180 artigos científicos, 15 livros e 45 capítulos de livro, além de contar
com mais de 300 participações em congressos. Esteve como Professor Visitante ou
palestrante em instituições estrangeiras de renome (e.g., Victoria University
of Wellington, Cardiff University, Universidad Autónoma de México, Universidade
do Minho).
Sua
decisão de se pré-candidatar decorreu de três aspectos principais: (1) sua
história acadêmica, identificação e gratidão com a UFPB, conhecendo-a como
estudante e professor; (2) o pedido de colegas estudantes, servidores e
professores, preocupados com a estagnação de gestões que têm estado à frente da
Universidade, privilegiando grupos específicos e renunciando aos propósitos
verdadeiros da Instituição; e (3) a certeza de que poderá honrá-la, dedicando-a
intensamente quatro anos de sua vida, resgatando o papel central que outrora
teve no cenário nacional. Mesmo sem financiamento de campanha ou cargos para
oferecer, se merecer a confiança e apoio da comunidade, tem certeza de que fará
uma gestão proativa, pautada no binômio competência-mérito, oferecendo
condições dignas de estudo e trabalho a todos, sem privilégios em razão de
grupo, área ou curso.
Propõe
uma gestão voltada à Universidade, dispensando troca de favores, primando pela
competência e entrega de todos, reconhecendo pública e devidamente cada um;
considera que a inovação não pode ser de fora para dentro, mas partindo dos
recursos (naturais e humanos) existentes, pensando e implementando soluções que
a Instituição, por meio de seus cursos e profissionais, tem capacidade de
oferecer em diversas áreas, como informática, gestão de pessoal, produção de
fármacos e alimentos, administração de negócios, produção e/ou conservação de energia
e água, promoção de saúde, construção civil, assistência social, cuidado com o
meio ambiente etc. A Universidade precisa, além de transmitir conhecimento,
produzi-lo e, sempre que possível, aplicá-lo ou ao menos mostrar que isso é
possível, oferecendo respostas concretas à sociedade. Considera que o(a)
Vice-Reitor(a) precisa ter papel ativo, não sendo figura de decoração, mas
pessoa diretamente implicada na gestão. Também defende gestão única, sem
reeleição, entendendo que esta condição pode engessar uma Universidade,
sobretudo quando ocorre uma má gestão, representando um atraso de difícil
reparação.
Por
fim, o Professor Valdiney Gouveia não deseja traçar um projeto de gestão, mas
de Universidade. Pretende aproveitar as melhores contribuições de gestões
passadas, incorporando-as às suas propostas e, em definitivo, promover avanços
substanciais que repercutam positivamente na Instituição, resgatando e
alavancando o prestígio da Universidade Federal da Paraíba, a ser refletido em
seus indicadores de formação, produção, tecnologia e aplicação de conhecimento.
Neste sentido, fará uma gestão transparente e agregadora, abrindo as portas e
apoiando, indiscriminadamente, a quem tem ideias, propostas e ações.
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