sábado, 21 de novembro de 2015

Às margens da estação do tempo: o trem que nos conduz


Por Leont Etiel

Quem abraça o mundo, não se pode esconder da vida. Escuta o movimento do vento e dele recolhe alento para as dores grandes e pequenas, as tristezas e sofrimentos que pedem pausa. Nas mais duras circunstâncias, costuma ser a ele que se tem. O vento. O seu suave sopro ao nascer do dia, o calmo soar noturno acompanhado pelo barulho das ondas oceânicas. É mais previsível do que a imprevisibilidade de muitas pessoas. Depois do vento, o que resta é a descida à terra dura. Desde os tempos imemoriais.
Falando do encantamento da luz dos olhos, Lady Edna St. Vincent Millay lamenta que esse seja o destino dos corações amantes. Eu não concordo com a descida dos corações à terra dura, diz ela. Mas, reconhece, assim será, é e foi desde sempre: eles seguem pelo desconhecido, os sábios e os belos. Coroados de lilases, eles partem, mas eu não me conformo, insiste a Lady, e prossegue: amantes e pensadores, contigo, dentro da terra, transformados na poeira morna e cega. Um fragmento do que tu sentias, daquilo que tu sabias, uma fórmula, uma frase apenas restou – mas o melhor está perdido.  As respostas rápidas e vidas, o olhar honesto, o amor – estes partiram. Partiram para alimentar rosas. Os botões serão meigos, elegantes e perfumados. Eu sei, admite ela, voltando a dizer da sua insatisfação: mas não aprovo. Mais preciosa era a luz dos teus olhos do que todas as rosas do mundo. Fundo, fundo, fundo na escuridão da cova, docemente, os belos, os ternos, os espirituais, todos, e todos os outros não ditos, descem.
Cego mesmo é quem enxerga sem perceber os ventos da vida. E não se dá conta dos seus desvios, dos caminhos feitos e refeitos, das curvas do tempo, que vão longe para chegar ao lugar que está consigo próprio, dentro de si.  No cerne de quem diz, no espelho-vento reflexo. Se o abraço no mundo refuta ‘o se esconder da vida’, é de se navegar nos sentimentos que lhe atam e desatam. Foi assim que Nietzsche comoveu-se  até às últimas lágrimas, ao ser tomado pela ideia de eterno retorno, no caminho de Egadine. É assim que se efetiva, em passos rápidos ou lentos, a existência.
Cada um sabe de si. De dores e amores. De decepções. De certezas e incertezas. De convicções e ilusões. De decisões postergadas. Da convivência moldada pela necessidade de suportar o vivido. Mas, fazendo-se o resumo das contas, sobra o vento. Se não senti-lo, depois só resta a terra dura.
Lady Edna St. Vincent Millay insurge-se: Eu morrerei, mas isso é tudo o que eu farei pela morte. Não vou segurar a rédea enquanto ela ajusta as correias. Não lhe darei apoio. Embora me fustigue, não vou dizer nada. Morrerei, mas isso é tudo que farei pela morte. A insurgência de Lady Millay a conduz a um trem, oferecendo-nos um ticket de embarque: A léguas de distância está a ferrovia. E o dia grita e fala sem parar, e bem não há um trem que passa todo o dia, mas eu o ouço apitar. Bem não há esse trem que a noite toda passa, e a noite dorme e vai sonhar em paz, mas vejo o céu tingir-se em brasas e fumaça. E ouço o ofegar que ele faz. Meu coração se apraz em boa companhia. E melhores amigos não terá. Mas não existe um trem no qual eu não iria, aonde quer que ele vá. O vento. Quem abraça o mundo, não se pode esconder da vida.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário