sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Desabafo de um professor que deixou a universidade

Há um axioma oriental que diz que a incompreensão e o impeto para magoar, muitas vezes, são tão inerentes às pessoas como é o sal em relação às águas oceânicas. Então, por mais que se seja complacente para com elas, é bom ficar de sobreaviso.  A incompreensão e a rebordosa podem vir - talvez, por isso, Nick Cave tenha cantado que 'as pessoas não são boas'. E atualmente, em tempos de redes sociais, a linguagem subliminar e os recados disfarçados de postagens abundam. Novas 'formas de socialização'. É a vida, 'o que se há de fazer?', poder-se-á perguntar com Sérgio Godinho. Querer fazer a coisa certa - e ter a intenção de fazer o bem ao outro - pode ter um preço indesejado. E a 'questão do certo', diga-se, não tem a ver com 'transcendência religiosa', mas sim com 'humanismo concreto' (tratei desse assunto aqui: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=533&doc=14847&mid=2). Estive a pensar nessas considerações após ler o texto aí abaixo, enviado por um amigo. São extratos do desabafo do prof. Éfrem Maranhão, que, por razões várias, resolveu pedir demissão da UFPB. Filho do ex-reitor da UFPE Éfrem de Aguiar Maranhão (que, cá entre nós, fez um dos melhores reitorados da instituição), ele não suportou muitas "peculiaridades da rotina" na UFPB (que, de resto, estão presentes em diversas outras universidades) e resolveu ir embora. Jovem estudioso, cedo concluiu a sua formação completa (graduação, mestrado e doutorado). Compreendo a sua decisão, e como a compreendo! Até porque, de determinada forma, já fiz o mesmo. Ele, contudo, resolveu desligar-se oficialmente da instituição universitária; eu, no entanto, continuo a acreditar, ainda, na universidade pública e na sua 'oxigenação'/transformação. Até penso que, nesse sentido, deveríamos começar superando a organização assente em departamentos - sim, é isso mesmo: o fim dos departamentos. Já há promissoras experiências nessa perspectiva. A conferir, a seguir, o desabafo do prof. Éfrem. Perde a UFPB; ganha, e muito, a nova esfera profissional para onde ele vai. 




Éfrem Maranhão Filho 

Um sonho de vários anos…
Não foi fácil. Pensar que sete anos de preparo — o último da graduação em ciência da computação, dois de mestrado e quatro de doutorado — com todos os seus percalços e difíceis decisões no caminho, transformar-se-ia por completo nos três anos e meio em que fui professor da UFPB.
Voltei para iniciativa privada e esse mundo de startups. Não sou um dropout abrindo uma startup e nem sai com algo promissor em vista, mas em busca de um propósito. Entretanto, é naquele ambiente o qual, na minha limitada visão, consigo pesquisar São ambientes realmente inovadores e com pessoas motivadas, e esses fazem o trabalho com gosto.
Ter a resiliência para concluir anos de dedicação só foi possível pelos bons conselhos que recebi no caminho, no qual muitos amigos/colegas ficaram. Não há arrependimento do mestrado e doutorado, pelo contrário, fiz em instituições relevantes — uma pública e outra privada — e foram estes anos os quais mudaram a minha forma de analisar e entender situações problemáticas. Infelizmente, a recompensa não foi a esperada por todo esforço e aqui explico os (principais) porquês de uma forma resumida.

Falta ensino e pesquisa… sobra politicagem
Reclamações diversas dos servidores — professores e técnicos — , porém pouca ação para mudar. A maior parte da energia gasta é por questões políticas. Eleições são sujas, desestimulantes e não baseadas em competência. Não se seguem as regras para os procedimentos administrativos — nem por bem nem por mal — e tudo vale, construções irregulares, liberação de professores, distribuição de cargas horárias, etc.
O fato de se ter estabilidade, todos podem falar o que querem sem sofrerem consequências. Isto poderia até ser uma coisa boa, porém, na prática, não é. Há liberdade para agressividades e intrigas completamente desnecessárias. O conselho que eu mais escutei foi “Dá tuas aulas e faz tuas coisas sem se envolver e toca teus projetos”. Não, não quero isso. Quando se faz isso, quem perde são os alunos, pois não há um professor dedicado, nem um bom profissional no mercado.

Não há incentivos
Quem está acostumado com outros ambientes de trabalho fora da área pública sabe a importância da meritocracia — com raras exceções naquela. Não existe meritocracia, aliás, não existe nem transparência. Conheci pouquíssimos professores dispostos a ter seus relatórios semestrais abertos aos colegas e nem pensar aos discentes. Ninguém sabe ao certo o que os professores fazem e como administram o seu tempo. De um lado, temos um professor o qual abandona a disciplina porque faltou com o compromisso, e do outro um o qual se matou para lecionar três/quatro disciplinas, pesquisar, publicar… pois é, progredirão na carreira igual.
É uma cultura organizacional que nivela “por baixo”. Fazer o mínimo possível para se continuar no emprego. Tem professor de administração que nunca foi administrador,  e nem precisa ser um excelente pesquisador. Não há professores profissionais da área em tempo parcial. Todos os departamentos querem professores com dedicação exclusiva — a lógica de ter um maior orçamento. Há exceção, entretanto são basicamente nos centros de Medicina e Direito — e claro, os motivos não são claros.

Professores despreparados/desmotivados
Quando se pensa que há milhares de professores com dedicação exclusiva, pensa-se que há excelência no ensino. Em todo o período que estive na UFPB, não vi professores motivados e com recursos necessários — falo de recursos de modo geral, desde o básico, como papel higiênico no banheiro. E isso, por si, só já seria um cenário terrível.
Não há reciclagem e nem uma preocupação no modo de ensino. No máximo é informar a necessidade do curso de mais concluintes e para isso, precisa que os alunos passem. Não precisa aprimorar o método, só ter mais alunos concluintes. Não é difícil perceber como isso é prejudicial à toda sociedade, infelizmente os alunos não percebem. Os professores reclamam do nível dos discentes, mas não percebem que são culpados de não mudarem essa percepção.

Alunos descompromissados
Além de professores despreparados e/ou descompromissados, os alunos sabem disso e tiram proveito. Felizmente, conheci algumas raras exceções ultimamente de cursos de imersões na área de tecnologia, como o caso do General Assembly e Galvanize, onde vi uma preocupação com a empregabilidade do aluno, óbvio, não são modelos perfeitos e possuem diversos problemas. Entretanto, em cursos menos concorridos de universidades federais é fácil imaginar a situação precária da educação do alunado.
Penso tais cursos como agentes  transformadores sociais, mas a dedicação dos alunos — e dos professores — é muito baixa para isso, e raras exceções realmente têm o compromisso com o seu aprendizado. E aqui não falo necessariamente de aulas — tal fato não é exclusividade das instituições públicas de ensino.

Ser acadêmico sempre
Não que eu queria deixar a vida acadêmica, pelo contrário. Gostaria de trabalhar em novos modos de ensino, porém não vejo como realizar tal atividade em universidades federais, as quais seguem engessadas e perdidas no tempo. Há tentativas de alguns — pouquíssimos — nobres professores que se dedicam ao ensino/pesquisa de uma forma apaixonante. Entretanto, ver-se, em sua maioria, pessoas acomodadas e preocupadas em aumentar seu rendimento.
Continuo “participativo” na UFPB através de um Laboratório de Transparência Pública — LABTRANSP —, que financiamos. É empolgante trabalhar com pessoas motivadas a aprender,  e que não querem apenas completar a disciplina e ter o diploma o mais rápido possível — novamente, problema em todas as instituições de ensino que conheço.
Como disse, não consegui me acomodar e pedi demissão . O que escutei - “você é louco por largar um emprego público em época de crise” - só me fez motivar ainda mais. Agora procuro descobrir, me envolver e começar novos projetos de ensino, principalmente de métodos analíticos e tecnologia da informação. Sempre focados na empregabilidade, autonomia e utilidade para a sociedade. Fico à disposição e sempre terei tempo para quem quiser discutir tais tópicos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário