sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Achado e roubado

Por Vandeck Santiago


Jovem filha de um casal amigo meu comprou um Iphone 6 e o perdeu no primeiro dia de uso, na praia de Boa Viagem. O que há de estranho nesta sentença? Teoricamente nada, porque as pessoas costumam levar seus celulares para os mais diversos lugares, e costumam perdê-los nas mais diversas situações. O estranho é o que aconteceu depois: pelo localizador instalado no aparelho foi possível chegar à residência da pessoa que o encontrou, que morava a cerca de 40 quilômetros da praia. O pai da jovem foi até lá. “Olha, minha filha perdeu o celular, e o localizador diz que ele está aqui”, falou ele para a senhora que o atendeu. “Eu achei o celular, mas não vou devolver, não”, disse a mulher. “Mas, senhora, o celular não é seu, é da minha filha…”, tornou o pai. “Não é mais, não. Eu achei, não roubei. Achado não é roubado”, disse a mulher.
Sei que diante das denúncias dos atos de corrupção que temos visto nos últimos meses, envolvendo grandes empresas e grandes nomes, a comparação com os valores envolvidos em outros casos é despropositada. O que é um Iphone 6 na fila do pão das propinas na Petrobras?…
A questão é que o problema da corrupção não é definido pela grandeza das somas envolvidas. Por pensar assim é que fiquei espantado com a bizarrice do comportamento da pessoa que encontra um celular, o dono bate à sua porta e ela diz que não vai devolver porque o achou. A justificativa não é nem nova, é um ditado antigo, que na totalidade diz: “Achado não é roubado, perdeu porque foi relaxado”.
Acho este caso inusitado por isso. A pessoa não acha que está fazendo nada errado, não considera que praticou algo ilegal. O camarada pego com a mão na botija da propina pode confessar, pode negar ou até dizer que não tem nada a declarar. Mas nunca dirá: “Peguei porque não há nada de errado nisso”. A senhora que é flagrada batendo o ponto sem trabalhar é capaz de sair correndo para fugir da repórter que tenta entrevistá-la sobre o caso - mas nunca vai parar e dizer: “Eu bato o ponto e não trabalho, e daí? O que há de errado nisso?”. Nos dois casos, os envolvidos sabem que não há defesa no erro praticado.
Mas a pessoa que tenta apossar-se de valores ou objetos perdidos agarra-se ao ditado do “achado não é roubado” como se ele contivesse a absolvição compulsória do gesto. Imagino o prazer de alguém que vai à praia e volta para casa com um Iphone novinho em folha, sem ter gasto um tostão para adquiri-lo - mas, olha, a menos que tenha caído diretamente do céu no seu bolso, o aparelho não lhe pertence. Não sou eu quem o diz, é o Código Civil em seu artigo 1.233: “Quem quer que ache a coisa alheia perdida há de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor”, seguido do “Parágrafo único. Não o conhecendo, o descobridor fará por encontrá-lo, e, se não o encontrar, entregará a coisa achada à autoridade competente”.
Não é roubo nem furto, mas é crime previsto no Código Penal, que preconiza em seu Artigo 169 inciso II:
“Art. 169 - Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza:
Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único - Na mesma pena incorre:
II - quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor ou de entregá-la à autoridade competente, dentro no prazo de 15 (quinze) dias”.
Não tenho formação em Direito; essas informações estão disponíveis na internet. Mas, cá entre nós, precisa invocar códigos, artigos e incisos para convencer-se da obviedade de que um celular (ou uma carteira, ou um pacote de dinheiro, ou um DVD com a obra completa de Cláudio Assis) não se torna automaticamente meu só porque alguém o perdeu e eu o encontrei?… E menos ainda quando o dono bate à minha porta?… Em tese, não. É algo tão óbvio… Mas diante das raízes de corrupção entranhadas em todos nós, que levam muitos a considerar como corrupção propinas para políticos e como golpe de sorte apropriar-se de algo que alguém perdeu, as obviedades tornam-se complexidades. O que nivela tudo é a ação da polícia e da Justiça - o remédio adequado para esse tipo de coisa. Não sei se foi nisso que pensou o pai da jovem que perdeu o celular. Mas ele disse: “Se a senhora não devolver o celular, eu vou chamar a polícia”. Ela devolveu.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Diário de Pernambuco, coluna 'Em Foco', edição do dia 04/10/2015. Título original do artigo: 'Achado não é roubado...'

Nenhum comentário:

Postar um comentário