sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pesquisa em educação e método: debate na UFPB/Litoral Norte


O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC)/UFPB Litoral Norte/CNPq promove no próximo dia 15/05 o diálogo A Pesquisa Qualitativa em Educação e o Paradigma Indiciário, atividade a ser conduzida pelo Prof. Luiz Gonzaga Gonçalves (PPGE/UFPB), na unidade de Mamanguape, com início às 9h00, no bloco de aulas do Curso de Pedagogia. Maiores informações através do e-mail: gepedusc@gmail.com. Trata-se de uma programação inserida no Ciclo Semestral de Diálogos do GEPEDUSC, composto por quatro atividades, sendo atribuída certificação a quem participar de todas elas. 

Historiador italiano Carlo Ginzburg: pioneiro no estudo da
micro-história e  precursor do paradigma indiciário



O paradigma indiciário diz respeito, por exemplo, a um conjunto de princípios/procedimentos que é portador de uma proposta de método centrado nos detalhes, nas informações deixadas à margem, nos indícios tomados enquanto pistas, sinais, vestígios. Ou seja, as fontes investigadas pelo pesquisador que, se submetidas à análise semiótica, podem, no processo de pesquisa, revelar muito mais do que os dados obtidos conforme a perspectiva do positivismo. 


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