domingo, 11 de setembro de 2016

Era 11 de setembro de 1973 no Chile


Um onze de setembro como hoje, foi o dia em que um Golpe de Estado, articulado pelos Estados Unidos/CIA, derrubou o Presidente chileno Salvador Allende e instaurou uma das ditaduras mais cruéis da América Latina. Abaixo segue o seu último discurso, feito num momento de grande tensão, com aviões da força aérea se aproximando do palácio presidencial, que já estava cercado por tropas militares. Allende morreu defendendo o mandato que democraticamente o povo lhe concedeu. 

Resultado de imagem para salvador allende, resistindo no palacio
Última foto de Allende, ao centro (de capacete): resistência
ao golpe militar 

Homem de convicções e de uma honestidade ímpar, como ressaltava o seu amigo poeta Pablo Neruda, o Presidente deu mostras de grande dignidade. De certo modo, andar pelas atraentes ruas de Santiago é respirar um pouco dessa dignidade. Determinados segmentos da esquerda brasileira, especialistas em espumas de palavras, não amarrariam sequer os cadarços dos sapatos de Allende. 

Resultado de imagem para Salvador Allende e Pablo Neruda
Salvador Allende e Pablo Neruda 
Negou-se a renunciar, afirmando, por exemplo: “Seguramente esta será la última oportunidad en que puedo dirigirme a ustedes. La Fuerza Aérea ha bombardeado las torres de Radio Postales y Radio Corporación. Mis palabras no tienen amargura (…). Ante estos hechos sólo me cabe decir a los trabajadores: ¡Yo no voy a renunciar! Colocado en un tránsito histórico, pagaré con mi vida la lealtad del pueblo. Y les digo que tengo la certeza de que la semilla que hemos entregado a la conciencia digna de miles y miles de chilenos, no podrá ser segada definitivamente. Tienen la fuerza, podrán avasallarnos, pero no se detienen los procesos sociales ni con el crimen ni con la fuerza. La historia es nuestra y la hacen los pueblos.