segunda-feira, 23 de março de 2015

A Nova Questão Geopolítica e Imperialista na América Latina

imagen: HispanTV 

Por Ivonaldo Leite

Após o fim do ciclo ditatorial civil-militar na América Latina, bem como com a passagem da Guerra Fria às páginas da história, essa região iniciou um período de significativa estabilidade (para os padrões latino-americanos), naquilo que ficou conhecido, em países como o Brasil, como o ‘período da redemocratização’.
 Mesmo o Chile, onde só em 1990 o general Augusto Pinochet deixou a Presidência e também onde – junto com a Argentina – verificou-se uma das ditaduras mais sanguinárias, mesmo o referido país passou a viver uma fase não só de acerto de contas com o passado, mas de “amadurecimento” político, com governos da democracia cristã e do partido socialista, que constituíram um agrupamento denominado Concertación
A Argentina, embora enfrentando períodos de turbulência (no fim do governo Alfonsín, na década Menen e no pós-Fernando de la Rúa), manteve, sobretudo com a ascensão de Néstor Kirchner, a sua vida política dentro do plano institucional.  
No contexto da América Central, o ocorrido na Nicarágua, em El Savador e na Guatemala exemplifica, ainda mais, o que estou aqui a afirmar. Na Nicarágua, teve-se que os sandinistas subiram ao poder pela luta armada (1979), foram derrotados eleitoralmente (1989) e voltaram novamente ao poder com Daniel Ortega. Claro, em meio a isso, teríamos que lembrar da ação ‘dos contras’, financiados pelos Estados Unidos para derrotar a Revolução Sandinista. Em El Salvador, no curso dos desdobramentos do fim da guerra civil, em 1992, a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) chegou ao poder, na década seguinte, com Mauricio Funes. Na Guatemala, a União Revolucionária Nacional Guatemalteca sentou à mesa e, em 1996, a guerra civil cessou, embora a União Nacional, após a assinatura do acordo de paz, não tenha conseguido avançar eleitoramente, como ocorreu com a FMLN em El Salvador.
Em relação ao Brasil, durante os já trinta anos do fim da ditadura civil-militar, o país produziu uma estrutura institucional (impulsionada pela Assembleia Constituinte de 1988 e legislações subsequentes) que lhe tem permitido, por um lado, a gestão da sua vida política (agitada, muitas vezes) dentro dos marcos constitucionais e, por outro lado, a chancela geopolítica internacional sobre a sua posição diferenciada na América Latina.
Ainda no contexto mais específico da América do Sul, provavelmente seja o Paraguai o país onde se verifica a maior oscilação política, do fim dos anos 1980 até hoje. Tendo vivido um golpe militar, comandado pelo general Alfredo Stroesner, que durou de 1954 a 1989, quando ele foi deposto por um movimento liderado por Alfredo Rodriguez, o Paraguai continuou a viver uma certa instabilidade política, mesmo após a  ascensão do primeiro presidente eleito, em 1993, pelo voto popular – o empresário Juan Carlos Wasmosy. Seguiram-se marchas e contramarchas, com tentativas de golpe, rebelião militar, assassinatos, desrespeito à constitucionalidade, etc., tendo no centro figuras como o general Lino Oviedo (falecido em 2013).
Diferentemente disso, no Uruguai, que colocou termo ao regime autoritário instalado em 1973 com a eleição de Julio María Sanguinetti (em 1985), seguiu-se um período de equilíbrio político que permitiu feitos ousados, como a rejeição, em plebiscito popular, da tese da privatização dos serviços essenciais – 92% dos uruguaios decidiram que eles continuariam públicos.  Além disso, o país não se furtou a tratar de questões referentes a direitos civis que têm sido postergadas em outras nações da região, a exemplo do aborto.
 Some-se ao que foi realçado o fato de ter surgido na América Latina, nos últimos tempos, um conjunto de governos que - com as suas particularidades, acertos e equívocos – tem defendido perspectivas distintas das tradicionalmente hegemônicas na região, e que são impulsionadas pelos Estados Unidos. Refiro-me aos governos da Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua.
Ultimamente, contudo, a configuração política latino-americana aqui assinalada (estabilidade + a existência de governos com perspectivas distintas das defendidas pelos Estados Unidos) vem sendo contrariada, ao mesmo tempo que se tem consolidado a existência de um agrupamento político à direita com duas tendências: uma que, com antigas e novas palavras, reabilita as passadas ditaduras, defendendo inclusive o regresso dos militares; outra, mais “moderna”, tem-se empenhado na estruturação de forças de direita mais ideológicas e programáticas, apresentando-se ao debate público com uma incontinência verbal desmedida. Apesar da diferença entre essas duas tendências, elas mantêm estreitas interlocuções e, em determinados momentos, têm atuado conjuntamente.
Sustento a hipótese de que dois factos estão associados a essa mudança de conjuntura na América Latina. Um é de natureza geopolítica/imperialista e o outro chega a ser até uma decorrência desse primeiro. Entendamo-nos.
No que diz respeito ao facto de natureza geopolítica/imperialista, antes de tudo, é de se ter em conta que a ação do imperialismo na América Latina tem diferenças em relação ao modelo clássico descrito por Lenine. É correto o entendimento segundo o qual houve a penetração colonialista na região, com as consequências que lhe são próprias. Contudo, em quase toda a América Latina, o advento imperialista teve lugar por meio de um processo complexo, no qual os países dependentes mantiveram a sua independência política – em alguns casos, de forma mais acentuada; em outros, menos ou quase de nenhuma forma. Rapidamente, os países passaram da área de influência britânica para a dos Estados Unidos. Uma particularidade fundamental a notar na ação do imperialismo no continente latino-americano refere-se à propriedade do sistema produtivo. Mesmo com a intervenção imperialista, algumas economias da região foram capazes de enfrentar a nova situação mantendo a propriedade da economia de exportação nas mãos da burguesia local. Desse modo, em determinados países – a exemplo do Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai –, o setor exportador permaneceu, em certa medida, controlado pela burguesia nacional, e os laços de dependência estiveram baseados mais no comércio e nas relações financeiras do que propriamente no controle dos setores produtivos[1].
Esse quadro em torno do qual se configurou a ação imperialista na América Latina, de modo mais contemporâneo, tem passado por algumas alterações. Sublinho três apenas: a) já não é apropriado falar de controle bancário sobre a indústria; b) as corporações funcionam como unidades quase auto-suficientes de decisão e ação para a acumulação de capital; c) a forma conglomerada dessas e o alcance de sua produção acrescentam consideráveis inovações ao modo de produção capitalista. Isto posto, é de se assinalar que a ação do imperialismo como 'ave de rapina', em forma de ação coercitiva direta, bruta, pelo menos no contexto da América Latina, não parece ser uma estratégia de ação prioritária no momento atual. Ao invés disso, tem-se uma ação planejada apostando, primeiro, na persuasão, no convencimento, na conquista da hegemonia, num articulado jogo envolvendo setores internos, como meios de comunicação, empresários, intelectuais de direita, etc. Conduzindo isto estão as mãos estadunidenses, por vezes “invisíveis”, sob o disfarce de ONGs e de entidades como a United States Agency for International Development,  National Endowment for Democracy, Open Society Foundation, Freedom House, International Republican Institute, etc.
Retomemos o nosso fito em relação ao primeiro facto antes realçado: o que está em causa é que, em seu próprio continente, os Estados Unidos passaram a ter a sua hegemonia “deslocada”, na medida em que não só emergiu um bloco de governos críticos às perspectivas estadunidenses na região (conhecidos como governos bolivarianos: Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua) como também se tem verificado uma mudança de aliança externa que contraria frontalmente os interesses dos EUA. Trata-se, neste caso, do alinhamento com a Rússia, induzido pela diplomacia brasileira no âmbito dos Brics (incluindo ainda, portanto, China, Índia e África do Sul), com novos cenários para o comércio e de onde resultou a recente fundação de um banco de desenvolvimento. Sob o impulso venezuelano, o alinhamento com a Rússia ocorre, sobretudo, no plano da cooperação militar[2]. Da parte da Argentina, o alinhamento acontece através de acordos de cooperação em áreas estratégicas, como transporte, energia, tecnologias espaciais e militares[3].
Vamos ao segundo facto concernente à mudança no modo de operacionalização de estratégias políticas internas em cada país da América Latina. Se é verdade que as parcerias com a Rússia levaram países signatárias destas a reorientarem suas ações, também é verdade que o mesmo ocorreu com as oposições, designadamente as oposições de direita.
Historicamente alinhadas aos Estados Unidos, recebendo inclusive suporte da CIA, as oposições de direita na América Latina têm dado corpo a uma nova forma de intervenção política em seus países, para depor governos legitimamente eleitos, que difere do tradicional modus operandi de intervenção direta, mediante a ação dos militares (embora, em muitos caos, essa via não seja desprezada). Trata-se da chamada ‘quartelada parlamentar’, isto é, golpes levados a cabo sob o disfarce da legitimidade dos parlamentos, na medida em que são eles a aprovarem o afastamento de presidentes.  Foi o que ocorreu, por exemplo, no Paraguai com a deposição do Presidente Fernando Lugo, em 2012. Outras tentativas de golpe, combinando o antigo e o novo modus operandi, têm sido ensaiadas contra os governos da Venezuela, do Equador e da Bolívia.
Ainda como decorrência do segundo facto posto em realce, temos uma desregrada disputa de poder nas estruturas internas dos Estados latino-americanos, com incidência no corpo diplomático, em setores militares e em serviços secretos/de inteligência. Neste último caso, é paradigmático o que aconteceu (e ainda continua a acontecer) na Argentina no tocante à investigação do atentado à Associação Mutual Israelita, e designadamente, em sua fase mais recente, na condução do processo pelo promotor Alberto Nisman, que foi encontrado morto no último mês de Janeiro em seu apartamento em Buenos Aires, a poucos metros da Casa Rosada – num episódio misterioso que ainda se encontra por esclarecer, se foi assassinato ou suicídio (decidido individualmente ou induzido).
Seja como for, ainda com Nisman em vida, conforme vasta informação divulgada (como a fornecida pelos documentos revelados pelo Wikileaks), a investigação do referido atentado havia se transformado num terreno de disputa entre sectores dos serviços secretos argentinos, sendo o promotor tutelado pela Embaixada dos Estados Unidos – a quem prestava contas regularmente – e por um dos mais tradicionais espiões argentinos: Horacio Antonio Situsso, conhecido também por identidades operacionais  como  Jaime Situsso (o Situsso), Antonio Stiles, Aldo Stiles e Jaime Stiles, dentre outras. Detentor de um grande poder nas estruturas da Secretaria de Inteligência do Estado (SIDE), Situsso ingressou na mesma em 1972, prestando serviços à cruel ditadura argentina, sendo um relevante contacto de confiança da CIA. Diante da decisão do governo de Cristina Kirchner de reformular a SIDE, conforme (provavelmente) a nova orientação geopolítica do país, surgiu dentro da Secretaria um confronto de interesses entre segmentos pró-governo/nova orientação para os serviços de inteligência e os segmentos contrários, alinhados à influência dos Estados Unidos no órgão, tendo em Situso o principal representante. Posto, aos poucos, no ostracismo, ele passou  a valer-se do poder na SIDE para criar dificuldades para o governo, o que incluiu aumentar ainda mais a tutela em relação ao promotor Nisman, no sentido da utilização do caso do atentado como instrumento para gerar desgaste à administração de Cristina Kirchner.
A mudança de conjuntura na América Latina não pode ser concebida sem que se tenha em atenção as perspectivas dos Estados Unidos para a região. Durante anos ocupado com o Médio Oriente, o governo estadunidense parece se ter dado conta de que era necessário cuidar (novamente) da  influência em seu próprio continente, principalmente considerando os novos alinhamentos externos nele promovidos através de colaborações com a Rússia. Tendo visto naufragar a sua proposta de formação de um grande mercado a seu favor na região, mediante a criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), os Estados Unidos passaram a exercer com intensidade a diplomacia da ‘geometria variável’, buscando acordos econômicos bilaterais e, ao mesmo tempo, procurando pactos de fidelidade política com países latino-americanos, de modo a torná-los fiéis depositários dos seus propósitos. Por outro lado, estimulam e apoiam forças internas de oposição nos países cujos governos agem com autonomia frente ao que é preconizado por Washington.
Estamos em presença, portanto, de uma redefinição dos planos estadunidenses para a América Latina. Após o fim do ciclo ditatorial na região, esse país adotou, formalmente, uma postura de “convivência democrática” com as nações latino-americanas, que, ao que parece, está a ser posta de lado. Essa “convivência democrática”, em grande medida, fez parte de uma espécie de ‘ato de contrição’ estadunidense pelo facto de ter não só apoiado as ditaduras no continente, mas de as ter promovido por meio de golpes de Estado.
As informações reveladas pelos documentos divulgados pelo Wikileaks são paradigmáticas a respeito da referida mudança de posição, dando conta, em específico, do crescente interesse de Washington pelo quadro político especificamente da América do Sul. Em verdade, a política exterior dos Estados Unidos para a região, seja de forma explícita ou velada, sempre visou o controle de recursos materiais estratégicos, como os campos de petróleo na Venezuela, as minas de estanho na Bolívia, as minas de cobre no Chile, etc., procurando, ainda, manter abertas as linhas de acesso às vias de comunicação e transporte no Atlântico Sul e Caribe.
Não é despropositado assinalar que possivelmente a América Latina seja a zona estratégica mais importante para os Estados Unidos, e, dentro dela, a América do Sul. Configurada pelos países situados abaixo do Rio Grande ou Rio Bravo do Norte, essa é a região que apresenta maior significação geopolítica, na estratégia dos Estados Unidos, devido ao seu enorme potencial econômico e político[4] . A mesma corresponde a 12 países, num espaço contíguo, da ordem de 17 milhões de quilômetros quadrados, isto é, o dobro do território estadunidense (9.631.418 km2). Tem uma população que corresponde a cerca de 70% da população de toda a América Latina, o equivalente a algo em torno de 6% da população mundial, sendo de notar a sua integração linguística, visto que a imensa maioria da sua população fala português ou espanhol, línguas estas com acentuado potencial de iteração entre si. De resto, a América do Sul possui imensas reservas de água doce e biodiversidade da terra, enormes riquezas em recursos minerais e energéticos (petróleo e gás), pesca, agricultura e pecuária. 
O cerco que tem sido promovido contra a Venezuela pode ser considerado sintomático do que aqui está a ser assinalado. Com equívocos, mas também com acertos, o governo venezuelano corporificou no projeto bolivariano uma agenda que não só contraria os interesses dos Estados Unidos como levou a uma mudança de foco político na América Latina. Daí sucedem-se as tentativas de golpe no país, a incitação interna e, mais recentemente, os boicotes de grandes redes distribuidoras de alimentos, que têm feito faltar produtos de primeira necessidade à população      (tal qual aconteceu no Chile contra Salvador Allende, no encadeamento que levou a sua deposição e morte). O comunicado da Casa Branca oficializando a decisão de considerar o governo venezuelano inimigo do país é bastante elucidativo do que está em questão, e também mais um passo na marcha de enfrentamento ao mesmo.  
Está aí em realce o novo cenário político latino-americano. Já há mais de um século um Presidente dos Estados Unidos (Theodore Roosevelt) prescreveu, como corolário da Doutrina Moore (‘a América para os americanos’), o tipo de diplomacia a ser adotado em relação à América Latina, como estratégia no sentido de garantir os interesses estadunidenses na região. Trata-se da diplomacia do big stick, ou seja, a diplomacia do ‘fale suavemente e tenha à mão um grande porrete’, para usá-lo sempre que necessário. Nenhuma surpresa – tratava-se, essa, de uma diplomacia em sintonia com a Doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual os Estados Unidos têm a missão de polícia do mundo e a incumbência de civilizar a América Latina. Por esta e outras razões, os latino-americanos foram levados a abraçar uma identidade que nega o que eles são para imitar o que eles não são.
Tendo vivido nos últimos tempos um período de ‘estabilidade democrática’, contando com experiências que firmam um significativo grau de autonomia política, é de se indagar se haverá retrocesso na América Latina em decorrência da nova orientação de Washington para a região. Não sabemos, o que temos são apenas incertezas ou, no máximo, especulações. Falta chegar o tempo das respostas, afinal é impróprio solicitar à reflexão teórica que forneça informações a respeito de questões para as quais a prática, como mãe da teoria, ainda não aponta uma possibilidade objetiva. 

Notas





[1] Evidentemente, o que foi realçado, claro está, não nega elementos básicos da teoria do imperialismo na América Latina, pois o mercado interno dos países latino-americanos cresceu de modo limitado, o setor industrial não se expandiu de modo significativo, a dependência financeira externa cresceu enormemente e a produção de matéria prima, incluindo produtos alimentícios, compôs a pauta básica das economias de exportação.

[2] Estima-se em mais de 11 bilhões de dólares o valor dos contratos militares assinados entre a Rússia e a Venezuela. Pequenos exemplos do resultado disso: a República Bolivariana já recebeu do país de Putin  mais de 100 mil fuzis kalashnikov AK-103, 24 caças múltiplas funções Su-30MK2, 34 helicópteros Mi-17V-5, 10helicópteros Mi-26T e 3 helicópteros Mi-35M. Além disso, a Rússia participa da construção de uma fábrica de montagem licenciada de amas e munições na Venezuela. Cf. o Jornal Gazeta Russa – edição em língua portuguesa, reportagem ‘Cooperação entre Rússia e Venezuela ganha impulso’, de 06 de Junho de 2014, disponível em: http://br.rbth.com/ciencia/2014/06/06/cooperacao_militar_entre_russia_e_venezuela_ganha_impulso_25989.html. Acessado em: 22 de Março de 2015. 

.
[3] Cf. o Jornal Gazeta Russa – edição língua portuguesa, reportagem ‘Cooperação em energia estreita laços entre Argentina e Rússia’, de 05 de Dezembro de 2013, disponível em: http://br.rbth.com/internacional/2013/12/05/cooperacao_em_energia_estreita_lacos_entre_argentina_e_russia_23179.html. Acessado em: 22 de Março de 2015.

[4] O diplomata brasileiro Samuel Pinheiro Guimarães tem sido, historicamente, categórico a esse respeito, conforme a sua obra Quinhentos Anos de Periferia (Porto Alegre/Rio de Janeiro: Editora Universitária/UFRGS e Editora Contraponto).  De igual modo, o professor Luiz Alberto Moniz Bandeira, especialista em histórica política, em um sintético, mas significativo, artigo realçou os elementos da importância estratégica da América do Sul para Washington (o artigo denomina-se ‘A Importância Geopolítica da América do Sul para os Estados Unidos’, in Revista Espaço Acadêmico, nº 89, Outubro de 2008). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário