quarta-feira, 15 de abril de 2015

Por que Surrealismo (a estrela da manhã)?

Existencialismo-Romantismo-Surrealismo... venho de longe com isso. Ou o Surrealismo como síntese. Por quê? Com Michael Löwy, aí abaixo, uma das formas de responder. 

Löwy: Caminhos do Surrealismo 

"O surrealismo não é, nunca foi e nunca será uma [mera] escola literária ou um grupo de artistas, mas propriamente um movimento de revolta do espírito e uma tentativa eminentemente subversiva de re-encantamento do mundo, isto é, de restabelecer, no coração da vida humana, os momentos ‘encantados’ apagados pela sociedade burguesa: a poesia, a paixão, o amor-louco, a imaginação, a magia, o mito, o maravilhoso, o sonho, a revolta, a utopia. Ou, se assim o quisermos, um processo contra a racionalidade ilimitada, o espírito mercantilista, a lógica mesquinha, o realismo rasteiro de nossa sociedade capitalista-industrial, e a aspiração utópica e revolucionária de ‘mudar a vida’. É uma aventura ao mesmo tempo intelectual e passional, política e mágica, poética e onírica, que começou em 1924 mas que está longe de ter dito suas últimas palavras."

2 comentários:

  1. Ou ainda, segundo o próprio Löwy: "[...] o surrealismo é o martelo encantado que nos permite romper as grades para ter acesso à liberdade."

    ResponderExcluir