segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Ser Professor

Diante do volume de congratulações que me foram dirigidas, a propósito do Dia do Professor, sinto-me no dever de manifestar um agradecimento geral. Algumas mensagens provavelmente com um excesso de generosidade;  outras  acompanhadas com a surpresa de fotografias das quais já não se lembra e do momento que elas registram, afinal, neste mundo da Era da Reprodutividade Técnica, socorrendo-me aqui de Benjamin, a imagem tornou-se de fato efêmera.  E a superexposição chega até mesmo a substituir a essência das relações, o sentimento que deve ficar guardado só com o par que o sente.
Da rígida e conservadora educação doméstica,  as perspectivas que me eram vislumbradas para o futuro eram outras. Era do que cuidava a fibra materna da socialização primária.  A terra e a natureza dizem muitas coisas, e é preciso com elas saber lidar. Arte de “fazer engenhos”, engenharias. Mas, como bem lembra Guimarães Rosa, ‘o correr da vida embrulha tudo’.  Flerte com Direito,  tomando conhecimento interessado com o que dizia o resistente mestre Luiz Pinto Ferreira em Caruaru. Piscada para jornalismo, no entusiasmo dos primeiros escritos para publicações alternativas,  e no curso da leitura do texto de Clóvis Rossi sobre o que é jornalismo. Mas ter os albores juvenis em tempos de falta de liberdade, em que para se dizer o que se é, precisa-se ser quem não é, muda as coisas.  Do encadeamento do contato com um camarada chamado Leont , muitos fatos. Versos de Ruy Belo na cabeça sobre o ‘rosto sofrido da Nicarágua’, e o desejo frustrado de lá ir alfabetizar pessoas. Mudar o mudo é coisa difícil, no mais das vezes ele é quem nos muda; mas, mesmo assim, não custa tentar. Sobretudo quando, na leitura de um livro, se encontra uma espécie de axioma segundo o qual só ‘se reconhece uma ciência, a ciência História.’ Daqui em diante já se é professor, ouvindo Belchior: ‘ainda sou estudante da vida que eu quero dar.’
Como diz o cientista político Carlos Melo, ‘a maior honra é antes ser percebido do que ser tido’.  Ser Professor.  Vale a pena?  O poeta já respondeu. ‘Tudo vale a pena, se a alma não é pequena’. A pequenez de espírito e o comportamento tosco é que nunca valem. Contudo, é preciso que se aprenda com as ‘penas’ do valer a pena. Obrigado!  Bem hajam, bem sejam!