terça-feira, 4 de outubro de 2016

Da virtude e da solidão

Resultado de imagem para A solidão como virtude moral em nietzsche


Por Tiago Eurico de Lacerda (PUC-PR)

A recente obra de Jelson Oliveira, A solidão como virtude moral em Nietzsche, nos apresenta uma ousada perspectiva de leitura do filósofo alemão. O próprio Nietzsche adverte que “quem sabe respirar o ar de meus escritos sabe que é um ar da altitude, um ar forte” (EH, Prólogo 3, grifo do autor). Por isso é preciso um preparo, perspicácia para adentrar na essência de suas obras e compreender de que água ele bebe – o que Oliveira fez com maestria e clareza ao tratar o tema da solidão como uma virtude, algo que
em nossa sociedade não se encontra nos mesmos parâmetros.  O livro está estruturado em três capítulos que tratam da temática da solidão como uma virtude a partir do pensamento de Nietzsche. A leitura atenta e lenta de cada capítulo da obra leva-nos a compreender
a análoga forma de apresentar o que é socialmente aceito e valorizado e o que realmente é um valor que leva o homem à altura, à liberdade e, por isso, à necessidade da solidão para se purificar de conceitos errôneos que distanciam o homem de sua própria natureza. Podemos extrair essas ideias já da introdução do livro, em que o autor apresenta as interpretações engendradas pelo filósofo alemão, o qual percebe a história do Ocidente como mergulhada numa experiência niilista, cuja exigência última seria a criação de novas bases para a moral, entendida como o caminho para a afirmação do homem. É em meio a essa problemática que se insere o tema da solidão como uma crítica ao processo de rebaixamento do homem ocidental e caminho para a elevação do humano a novos patamares morais.


No primeiro capítulo do livro, intitulado “A solidão como desengajamento moral”, o autor explicita a diferença entre a solidão que acentua a distância física das outras pessoas e aquela que ele chama de “desengajamento moral”. Nessa visão, percebe-se uma rara capacidade de aprofundamento em si mesmo, para perceber os males da vida gregária que não dá espaço para a singularidade, mas massifica o humano, anulando-o e privando-o daquilo que faz parte de sua própria natureza.
As relações sociais produzem uma “contaminação”, por não darem oportunidade para cada indivíduo experimentar a si mesmo, reproduzindo o que lhe é exigido à custa de coerções.
Em meio às multidões gregárias, a moral toma o homem como um objeto que precisa ser melhorado, cuja emersão se deu a partir de um erro da razão que viu essa necessidade no humano. O resultado da negação da solidão é a exigência do adestramento. Adestrado, aquilo que o homem via como o seu próprio passou a ser tido como indigno, levando-o a enojar-se de si mesmo e mergulhar cada vez mais na moral para buscar um melhoramento – que não acontece e, com isso, somente prolonga-se a doença.
Por isso Oliveira, com o título desse capítulo, pretende mostrar o desengajamento, a libertação do humano das garras dessa moral que leva à massificação do rebanho. A solidão é a chave para a afirmação de si. Ela rompe com a idealização provocada pela moral para dar espaço aos impulsos vitais e fazer o humano retomar em si o pensar, o sentir e o querer, que a moral havia apagado em nome da implantação de um processo de negação do “eu”.

------------------------------
Fonte: Extratos da recensão publicada em Estudos Nietzsche, Curitiba, v. 1, n. 2, jul./dez. de 2010