quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Para uma nova crítica das teorias críticas sobre educação


Temos aí a capa de um livro escrito a várias mãos, estruturado em 14 capítulos com a participação de autores de diversas partes do Brasil e da Argentina, sob a organização do prezado Nildo Viana, Luzia Batista e Anna Lunardi. Participo da obra com um capítulo sobre a crise ecológica e as perspectivas da Educação Ambiental. Conforme as palavras da Profa. Lúcia Sartório (UFRRJ), ao apresentar o livro, "ao debaterem questões relacionadas à arte, direito, trabalho, linguagem, memória, temporalidades, narrativas, o caráter da universidade, formação omnilateral, história e cultura, os autores imprimem um viés interdisciplinar, na medida em que fazem emergir os problemas que permeiam a formação dos indivíduos, direitos sociais, reflexões teóricas sobre as condições de existência. Leitura relevante aos educadores que buscam a prática incessante da reflexão crítica, os capítulos esboçados oferecem contribuição à análise do nosso tempo, e convidam a estabelecer diálogo sobre os problemas humanos." Foi publicado pela LF Editorial (SP), e está disponível à venda no site da Editora (https://www.livrariadafisica.com.br/). Se, como diz um amigo lusitano,  a atual crise no campo educativo é também "uma crise dos discursos críticos sobre educação", há então que se esboçar uma nova crítica das teorias críticas sobre a prática educativa. 

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