segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Outro cinema: construtivismo russo em cena

Por Philippe Torres
 
Tendo como chave nomes de peso – Dziga Vertov, Sergei Eissenstein e Lev Kuleshov que, além de excelentes diretores foram teóricos da ciência cinematográfica – o movimento soviético trouxe a um patamar de importância quase divina a montagem no Cinema. Os cortes rápidos, a movimentação de câmera e a subjeção da lente trouxeram a experiência cinematográfica aquilo que o Cinema estava, de fato, precisando estudar: Os vazios entre um corte e outro. Antes do construtivismo/montagem soviética, o Cinema evoluía, mas a insistência no estudo dos planos o aproximavam ao teatro e o distanciavam de uma arte legitima, diferente, com novas linguagens. O corte, o vazio, movimento proporcionaram um novo patamar para a arte e, com isso, o Construtivismo Soviético é um dos mais importantes marcos do Cinema Mundial e um dos mais influentes.
  • Encouraçado Potemkin
 
 
 
 
Direção: Sergei Eisenstein
Baseado em eventos históricos, o filme conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin. O que começou como um protesto, gerou uma rebelião depois que foram servidas carnes estragadas aos marujos no jantar. Os marujos erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.

  • Um Homem com uma Câmera
 
 

Direção: Dziga Vertov
Cinegrafista viaja documentando cenas da União Soviética no começo do século 20, mostrando cenas urbanas, do cotidiano e da intimidade de seus cidadãos.

  • A Mãe
 
 
 
 
Direção: Vsevolod Pudovkin
 
Na cidade operária de Sormovo, um ferreiro bêbado, fura-greves, é morto acidentalmente por um militante, amigo de seu filho. A viúva (interpretada por Vera Baranovskaia, pupila de Stanislavsky) acreditando agir corretamente, ajuda os investigadores, porém, seu filho é preso e ela se arrepende profundamente. Com isso ela participa de uma manifestação revolucionária de solidariedade proletária.

  • Outubro
 
 
 
 
Direção: Sergei Eisenstein
Em tom de documentário, acontecimentos em Petrogrado são encenados desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. Lênin volta em abril. Em julho, os contra-revolucionários mandam prendê-lo. Em outubro, os Bolsheviks estão prontos para atacar: os dez dias que abalaram o mundo.

  • As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques
 
 
 
 
Direção: Lev Kuleshov
 
Querendo viajar à União Soviética, Mr. West, presidente da ACM, é aconselhado por seus amigos sobre os terríveis perigos do bárbaro país e os “selvagens e loucos russos”. Para proteger-se, Mr. West leva consigo seu fiel caubói e guarda-costas Jeddy.
Coisas estranhas começam a se suceder… Sua maleta desaparece misteriosamente… Mr West é envolvido em uma tramoia… Jeddy desaparece… E assim começam as extraordinárias aventuras de Mr West.
Essa comédia burlesca de Lev Kuleshov sobre a visão dos americanos dor russos é tão atual hoje como foi em 1924. Baseando-se em filmes americanos, Kuleshov cria sequências maravilhosas com muitas gags delirantes dignas das melhores comédias americanas desse tipo.
  • Arsenal
 
 
 
 
Direção: Aleksandr Dovjenko
 
Rodado na Ucrânia em 1928, o filme mostra a devastação que a Primeira Guerra Mundial causou aos ucranianos. Os soldados voltaram arrasados ao país. Um dos soldados, Timosh, desafia as autoridades da Ucrânia, donos de poderoso arsenal, e os pede para adotar o regime soviético.

  • Kinoglaz
 
 
 
 
Direção: Dziga Vertov
Este documentário promove as alegrias da vida num soviete e as atividades dos jovens pioneiros socialistas. Estas crianças são mostradas constantemente ocupadas, cuidando das tarefas da cooperativa e divulgando voluntariamente a propaganda partidária.

  • Terra
 
 
 
 
Direção: Aleksandr Dovjenko
 
O filme conta a história de uma comunidade vivendo em uma fazenda coletiva na Ucrânia. Seus medos, esperanças, angústias e sonhos.

  • Alexander Nevsky
 
 
 
 
Direção: Sergei Eisenstein
Na Rússia do século 13, invadida por estrangeiros, o príncipe Alexander Nevsky arregimenta a população para formar um exército e conter a invasão de cavaleiros teutônicos. Baseado em fatos históricos.

  • Pela Lei
 
 
 
 
Direção: Lev Kuleshov
 
Alguns homens em busca de ouro encontram em Klondike uma rica jazida. Porém, um acontecimento inesperado e terrível quebra o curso lento e monótono de seus trabalhos: um dos trabalhadores, o irlandês Michael Davin mata dois de seus companheiros.

-------------------------
Fonte: http://cineplot.com.br/