domingo, 13 de março de 2016

Bolsas de estudo no exterior - Canadá

Lançado em 2009, o Programa Futuro Líderes das Américas, do Canadá,  oferece bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação, objetivando favorecer o aperfeiçoamento e desenvolvimento de recursos humanos. Abrange diversas áreas, como engenharias e tecnologias da informação, ciências sociais (em sentido amplo), educação, ciências biológicas, etc. As inscrições para seleção de bolsistas no presente ano encontram-se abertas até o dia 29/04. Mais informações aí abaixo. 

Bolsa de estudo no exterior: Programa ELAP no Canadá está com inscrições abertas


1. Quem pode se candidatar a uma das bolsas oferecidas pelo programa Futuros Lideres nas Américas?
Podem se candidatar à bolsa de estudo no exterior oferecida pelo programa Futuros Líderes nas Américas, cidadãos do Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, entre outros.
2. Quais são as condições necessárias para que estes cidadãos possam se inscrever no processo?
Para concorrer a uma das bolsas desta edição (2016-2017) é preciso estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil. Além disto, há algumas exigências conforme o nível de estudo: 
§       estudantes de graduação: é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense.
§  estudantes de mestrado ou doutorado: caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições do Canadá e do Brasil.
É importante lembrar que, durante o período em que estiverem no Canadá, os bolsistas devem manter o vínculo com seus estabelecimento de ensino no Brasil.
3. Qual o valor da bolsa de estudo no exterior oferecida pelo programa?
O valor das bolsas de estudo oferecidas dependem do tempo de duração do programa: 
§  $7.200 dólares canadenses por quatro (4) meses; 
§  $9.700 dólares canadenses por seis (6) meses.
Estes valores compreendem o transporte aéreo, o visto para o Canadá, o seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores), bem como as despesas com moradia.
4. Como se inscrever para concorrer a uma das bolsas do programa?
Para obter todas as informações sobre o processo de candidatura ao programa Futuros Lideres nas Américas, basta acessar a página do International Scholarships

5. Qual o período para realização dos estudos/pesquisas no Canadá?
Os alunos de graduação e pós-graduação que forem aprovados no processo poderão iniciar seus estudos no Canadá entre Julho de 2016 e Fevereiro de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário