quarta-feira, 10 de maio de 2017

Tempos difíceis

 Por Bernardo Mello Franco 

Na segunda-feira (8), o tucano José Serra gravou depoimento para um documentário que contará a história da União Nacional dos Estudantes. Após a filmagem, ele tirou uma foto abraçado à atual presidente da entidade, que é filiada ao PC do B. A equipe do senador postou a imagem no Facebook com uma legenda amistosa. Em poucos minutos, a página foi tomada por uma torrente de mensagens enfezadas.
"Que decepção, senador Serra. Este seu ex-eleitor se sente apunhalado", esbravejou um seguidor, cujo comentário recebeu mais de 2.000 curtidas. "Se ainda restar qualquer resquício de vergonha na sua cara, se retrate", cobrou outro indignado.
"Receber militantes de extrema-esquerda que defendem a ditadura de Maduro?", irritou-se mais um leitor. "Provando que sempre foi comunista", sentenciou a líder de um movimento pró-impeachment que hoje flerta com o deputado Jair Bolsonaro.
Horas depois, a revolta chegou ao outro lado do espectro ideológico. Simpatizantes da presidente da UNE, Carina Vitral, passaram a repreendê-la por ter conversado com Serra. O tucano ocupava o cargo dela quando os militares deram o golpe de 1964.
A grita foi tamanha que a estudante precisou se explicar nas redes. Ela argumentou que o tucano teve papel importante na história do movimento estudantil. "Em tempos de valorização dos extremos, sei que é difícil para alguns entenderem que esse diálogo possa ocorrer", escreveu.
Mesmo assim, os ataques continuaram. "Não pactuo ideais com quem abraça inimigos golpistas", protestou um seguidor. "Deu nojo!", exclamou outra leitora, que acrescentou a foto de um bonequinho vomitando.
O linchamento virtual é mais um retrato da intolerância que bloqueia o debate político nas redes. Na terça (9), Serra e Carina ainda pareciam atônitos com a agressividade despertada pela foto. "Essa patrulha já virou uma aberração", me disse a jovem militante. "É muito palavrão. Isso não existia...", lamentou Serra. 

-------------------------------------
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/bernardomellofranco/. Título original: 'Tolerância zero'.