sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Mobilidade acadêmica, intercâmbio e bolsas de estudo da União Europeia

Resultado de imagem para Programa erasmus mundus

Estão abertas as inscrições para as bolsas Erasmus Mundus/MAYANet (Mobility As keY for quAlity eNhancement of EU and LA univErsiTies), um programa de mobilidade para estudantes de graduação (licenciatura), pós-graduação e pesquisadores, financiado pela Comissão Europeia. O programa visa contribuir para a criação de relacionamentos duradouros e confiança entre os países da União Europeia e da América Latina, bem como reforçar os laços políticos, culturais, educacionais e econômicos entre as duas regiões. Podem participar estudantes latino-americanos e europeus que atendam aos requisitos estipulados pela convocatória. O prazo máximo para apresentar a candidatura é o dia 04 de dezembro.

Requisitos para estudantes latino-americanos
Ser nacional de um dos seguintes países: Honduras, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Uruguai e Venezuela
Não ter vivido durante mais de 12 meses em um país europeu durante os últimos 5 anos.

Requisitos para estudantes europeus
Ser nacional de um dos países europeus elegíveis;
Possuir conhecimento suficiente da língua dos cursos ou de uma das línguas habitualmente faladas no país de acolhimento, ou inglês;
Não ter sido beneficiado no passado de outra bolsa de estudos para o mesmo tipo de mobilidade no âmbito de outro projeto do tipo EMA2-STRAND1.
Verificar se a sua Instituição de ensino é elegível.
O programa inclui 10 universidades europeias e 10 universidades na América Latina. Entre as áreas contempladas, estão educação, geografia, ciências sociais, arquitetura e urbanismo.
Mais informações na página Erasmus Mundus