quarta-feira, 29 de março de 2017

Pausa no compasso: sobre a arte do último romantismo

Faço uma "pausa no compasso de espera" do blog, decorrente das atividades no estrangeiro por estes dias. Ou uma "pausa na pausa" das postagens. A razão é bastante objetiva. Um amigo português deu-me a conhecer que o meu último texto sobre o surrealismo está a ser reproduzido com denominações diferentes. Um colega espanhol, hoje (29/03), confirmou-me isso, apresentando-me a sua publicação em castelhano com um título que possivelmente não capta a natureza do texto.  Publiquei-o inicialmente, com o título atribuído por mim, sob a denominação ‘La insumisión del arte: entre el romanticismo y el surrealismo’. Contudo, o portal espanhol Contrainfo o tem publicado como ‘Subversión en el arte’. Não tem o mesmo significado do sentido do título original que empreguei, e menos ainda quando é traduzido para outras línguas. Bom, mas principalmente atualmente, em tempos de sociedade em rede, os textos circulam independentemente dos seus autores. Nada tenho a objetar sobre isso. Fica, no entanto, o meu registro quanto à impropriedade do título. De toda forma, o portal espanhol Contrainfo o disponibiliza aqui: http://www.contrainfo.com/23749/subversion-en-el-arte-entre-el-romanticismo-y-el-surrealismo/. O blog volta ao compasso de espera.