terça-feira, 5 de abril de 2016

'A serenidade é o princípio e o fim de todas as coisas'



Por Levi Kalque Ferreira 

Acredito que a grande maioria das pessoas saibam quem foi Confúcio ou ao menos já leu alguma de suas citações na vida, mesmo sem saber que eram de sua autoria. Para quem não o conhece, Confúcio é basicamente, um dos maiores pensadores/filósofos chineses, onde seus ensinamentos e pensamentos filosóficos deram origem ao Confucionismo, uma das mais antigas áreas da filosofia que moldaram o modo de vida oriental, tão invejado pelo ocidente.
Estava bastante entusiasmado para ler esse livro e também muito curioso com relação à forma de escrita dele. Eu costumo acumular frases, tanto minhas quanto de amigos, e as guardo como ensinamentos e reflexões sobre determinados assuntos. Por esse motivo conheço, mais do que ninguém, a importância do contexto. É claro que algumas frases e ensinamentos mantêm sua essência independente do contexto, porém contextualizá-las fornece um grau de detalhamento e até entendimento muito maior. Quando comecei a ler As lições do Mestre me impressionei por esse motivo. O livro começa com uma apresentação do Mestre (Confúcio) de forma tão bem contextualizada que não tive duvidas quanto à realidade do período em que ele viveu e da origem de seus pensamentos filosóficos. A introdução ainda justifica a tradução em português de alguns termos chineses, já que ele foi traduzido diretamente do chinês. O interessante dessa introdução é que, além da contextualização histórica e justificação de traduções de alguns termos, eu fiquei extremamente interessado em pesquisar mais sobre o mestre, mais detalhes sobre sua trajetória e sua vida e essa vontade apenas aumentou ao decorrer da leitura de seus ensinamentos.
O livro não possui uma história corrente, não possui contos, ele basicamente reúne alguns dos tantos ensinamentos de Confúcio. Como já citei, grande parte das lições são contextualizadas com breves descrições das situações e isso eu achei fantástico. Não é um livro que você lê de uma vez só…Muito pelo contrário.  Fiquei um pouco na dúvida com relação a forma de ”saborear” os ensinamentos do mestre, principalmente pelo grau de interesse que eu tenho no filósofo, e a disposição dos ensinamentos faz desejar ler mais e mais, porém seria uma forma ingênua de compreende-lo. Devo confessar que ainda não digeri todos os ensinamentos e depois de possuir o livro em mãos retomei a leitura de algumas lições de acordo com os acontecimentos do meu dia-a-dia. Não sou religioso, mas acredito que eu tenho a mesma sensação de leitura de um cristão com uma bíblia. O livro fica quase sempre comigo e sempre que tenho oportunidade, e tempo para pensar, eu leio um dos ensinamentos e procuro refletir sobre. A contextualização nos ajuda muito a assimilar as lições com os acontecimentos do dia a dia. Mais de uma vez durante a semana, fui pego pensando e analisando os ensinamentos de Confúcio, é incrível como nossas experiências pessoais fazem com que essas lições tomem significados diferentes em nossas vidas. Não é raro também eu me pegar citando alguma das frases do mestre em momentos do dia a dia, é algo meio que involuntário, quando você percebe aquela filosofia se encaixou tanto em determinado contexto e está tão bem aceita em sua mente que o natural seria aproveitar a análise do mestre e compartilhar com os demais.
A edição brasileira do livro foi traduzida diretamente do chinês, como eu já disse anteriormente, pelo tradutor André Bueno. O cuidado da editora Jardim dos livros (Geração Editorial) com a parte gráfica também é notável. Não se trata de uma edição luxuosa nem nada, mesmo assim todas as páginas possuem uma margem desenhada com adornos orientais que formam dragões chineses. A cada determinado número de páginas, uma face inteira é reservada para uma ilustração do mestre. Algumas representam situações de contextualização das frases, outras são gravuras ou fotografias de estátuas do mestre. Esse detalhe gráfico nos permite ainda mais imersão. Além disso, o livro possui algumas breves descrições do dia a dia e costumes do mestre e isso nos ajuda a compreender ainda mais suas lições e ensinamentos.
O livro não possui apenas ensinamentos de Confúcio, mas também poemas contemporâneos a ele e ensinamentos que inspiraram suas reflexões.
É o tipo de literatura que eu aconselho a qualquer pessoa.
“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia de sua vida.”
"A serenidade é o princípio e o fim de todas as coisas."


Um comentário: