sábado, 2 de junho de 2012

Quer conhecer realmente uma pessoa? Dê-lhe poder...


As doses de "maruagem" e desfaçatez assim se apresentam... 



  Renato Madureira 
Existe um famoso brocardo que diz que basta dar poder para uma pessoa para conhecê-la de verdade. Tal filosofia propaga a ideia de que, uma vez tendo a possibilidade de estar acima dos demais, a pessoa pode mostrar-se grandiosa ou medíocre. Os grandiosos são aqueles que, diante dos humildes, se cruvam e, perante os poderosos, não baixam a cabeça.
Já os medíocres (que são os que existem em profusão), estes fazem questão de tripudiar dos humildes e parecerem humildes perante os poderosos, tendo ainda a pachorra de se declararem humildes, e às vezes profissionais. E note-se que, na maioria das vezes, nem é necessário conceder-lhes tanto poder assim para as máscaras caírem.

São criaturas lastimáveis, abomináveis usurpadoras da inventividade alheia. Lacaios inescrupulosos, víboras rastejantes, assediam mansamente enquanto não têm o seu objetivo atingido. Não se incomodam nem um pouco em pisar em pessoas que lhes dedicaram uma grande parcela das suas vidas, ultrapassando todas as condutas social e moralmente aceitáveis sem qualquer pudor, para atingir e manter o poder.
Assim, para completar o conhecido ditado, acrescento: Se quiser conhecer realmente uma pessoa, dê-lhe poder e indague quem ela é àqueles que, por algum tipo de hierarquia (ainda que singela), lhe devem algum tipo de obediência. Indague ainda como é o seu relacionamento com elas. A resposta obtida traduzirá com fidedignidade o seu caráter.

“O homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior de todos” (Aristóteles, 384-322 A.C.)
--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário