segunda-feira, 23 de abril de 2012

Calma, trata-se de uma eleição para Reitor

Francamente, é difícil entender determinados comportamentos no atual processo eleitoral para Reitor da UFPB. Por vezes, afloram modos de agir que se assemelham à ação da politicagem tradicional, à maneira oligárquica. Ora, calma! Trata-se de uma eleição numa universidade, para Reitor, que, como esfera da razão, deve ser exemplo para o restante da sociedade. Por exemplo, chega-me um texto que, não viesse da fonte de onde veio, eu próprio duvidaria da sua veracidade. Refere-se ao desabafo de uma aluna em relação ao comportamento de professores na campanha. Abaixo, reproduzo apenas uma parte, mas que bem evidencia a dimensão da marcha da insensatez que determinados comportamentos estão imprimindo  ao processo eleitoral para Reitor da UFPB. Quando são os alunos que passam a chamar a atenção dos professores, exigindo que tenham compostura, é porque a situação é grave. Inversão de papeis. De algum modo, do ponto de vista literário, a situação me faz lembrar Cervantes e a representação da triste figura feita por Picasso.

O Cavaleiro da Triste Figura
O Cavlaeiro da Triste Figura, de Pablo Picasso 


Recorte do texto 'Debate ou Circo?', da aluna Sheyla Vasconcelos

"Ontem ocorreu no campus 3 de Bananeiras o debate dos candidatos a reitoria da UFPB, marcado por inúmeros fatos inadmissíveis quando se trata de discutir melhorias, propostas e mudanças na nossa instituição. Foi vergonhoso o que não só eu, mas professores, alunos e funcionários, presenciaram. Um absurdo, uma total falta de ética, desrespeito, gritaria generalizada, uma arruaça, verdadeira bagunça, uma palhaçada. A situação estava tão crítica que nem a própria comissão eleitoral conseguiu manter o nível do debate elevado, pois pessoas na qual se dizem apoiadores das chapas, não respeitaram se quer a fala de alguns candidatos. Foi lastimável, lamentável, deplorável o que aconteceu neste campus. Não entendo como pessoas que se dizem tão politizadas levaram este debate a nível zero. A situação realmente fugiu do controle, onde foi visto uma total falta de desrespeito com esse centro, falta de compromisso, de controle emocional, sobretudo, por parte de professores (...)
Observei coisas que nem acreditaria se não tivesse visto com meus próprios olhos, como por exemplo: Professores agindo feito completos idiotas, intimidando a fala de seus adversários e inflamando cada vez mais o ambiente que já se encontrava tenso, onde até gestos obscenos pude presenciar de professor pra estudantes. Agora me digam: Isso não foi lamentável? (...)"



Nenhum comentário:

Postar um comentário