terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Entre a Tragédia e a Comédia


Paul Craig é um antigo Secretário de Estado do Tesouro norte-americano, e surpreendentemente (ou talvez não) produziu o artigo abaixo, publicado no Wall Street Journal, e traduzido pelo sítio alternativo português Resistir Info (http://resistir.info/). Vale a pena a leitura. De fato, o Ocidente anda entre a tragédia e a comédia. A tradução do Resistir Info é muito boa, mas, quem desejar, pode ler a publicação na língua original, aqui: http://www.globalresearch.ca/the-declining-west-tragedy-or-comedy). 


O declínio do ocidente: Tragédia ou comédia?

Por Paul Craig Roberts
Durante a Guerra do Vietname a Suécia era um país independente com consciência moral e abrigou cidadãos estado-unidenses que protestavam contra a guerra e que recusaram a conscrição. Washington percebeu o custo disto e comprou o governo sueco a fim de impedir um ressurgimento de consciência moral da parte de qualquer governo ocidental. 

No pós II Guerra Mundial e durante as décadas seguintes da Guerra Fria com a União Soviética, os países ocidentais apresentavam-se como a consciência moral do mundo. Descobrimos que isto em grande medida foi uma farsa. Os "países ocidentais" são meros peões cúmplices dos crimes de Washington quando o governo dos EUA tenta bloquear toda informação na sua busca de hegemonia mundial. 

Mark Weisbrot, a escrever na Aljazeera, tem o que dizer acerca da utilização por Washington do seu governo fantoche na Suécia a fim de perseguir Julian Assange pela publicação de documentos que revelam a má fé de Washington e a fraude a outros países: 


"Há uma abundância de provas de que os EUA estão muito interessados em punir Assange, e elas continuam a crescer: em 18 de Agosto, oSydney Morning Herald informou que o serviço de estrangeiros da Austrália estava consciente de que as autoridades dos EUA estiveram a perseguir Assange durante pelo menos 18 meses. E em 24 de Agosto Craig Murray, antigo embaixador do Reino Unido com 20 anos de carreiradiplomática, informou que os seus colegas do Foreign Office britânico sabiam melhor porque fazer a ameaça sem precedentes de invadir a embaixada do Equador, mas que fizeram-no sob pressão de Washington. 

"Tal como muitos países europeus, incluindo naturalmente o Reino Unido, a política externa sueca está estreitamente alinhada com a do governo estado-unidense. Esta não foi a primeira vez em que a Suécia colaborou com seus aliados de Washington para violar direitos humanos e o direito internacional. Em 2001, o governo sueco entregou dois egípcios à CIA de modo a que pudessem ser enviados ao Egipto, onde foram torturados. 

"A acção sueca provocou a condenação da ONU e o governo foi forçado a pagar indemnizações às vítimas; ambas posteriormente isentadas de qualquer suspeita de transgressão. Inquéritos mostram que os suecos consideraram tal crime como o pior escândalo político no seu país em 20 anos. 

"A Suécia é uma social-democracia altamente desenvolvida que tem muitas garantias de direitos civis e liberdades para os seus cidadãos. O povo da Suécia não deveria permitir que o seu governo continue a desacreditar-se em outro crime governamental internacional – este um ataque funesto à liberdade de expressão – simplesmente porque Washington assim o quer".

Todos os países ocidentais cumprem as ordens de Washington e são cúmplices nos seus crimes. Washington ou Israel – no essencial, a mesma coisa – fez com que o governo fantoche do Canadá acabasse as relações diplomáticas do país com o Irão sem nenhuma razão que se veja. O ministro canadiano dos Negócios Estrangeiros, John Baird, numa inabitual mostra de ignorância, mesmo para ele, condenou o Irão como uma "ameaça à segurança global". Nenhuma pessoa inteligente poderia acreditar que o Irão constitui uma ameaça à segurança global. 

Olhe-se para John Baird. Ele parece mesmo um idiota mentecapto. No que é que se tornaram os canadianos, que foram outrora um povo inteligente e tolerante, para colocaram loucos no ministério? Baird, depois de ser informado pela sua equipe que ao Irão faltava força para ser uma ameaça à segurança global, mudou a sua justificação e insistiu em que rompeu relações diplomáticas devido à hostilidade do país para com Israel. Isto trouxe para o imbecil ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá gargalhadas ainda mais altas. É Israel que tem estado a ameaçar o Irão com ataque militar e a exigir que os EUA se lhe juntem, não o Irão a ameaçar Israel com ataque. 

Os países ocidentais tornaram-se uma caricatura de hipocrisia. Se os países ocidentais não estivessem armados com ogivas nucleares, a maior parte do mundo cairia na gargalhada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário