segunda-feira, 24 de abril de 2017

Contudo, move-se: incursões galileianas

Resultado de imagem para galileu galilei

Todos os corpos caem na mesma velocidade, que é proporcional ao tempo da queda.
Na teoria que ficou conhecida como “lei da queda dos corpos”, Galileu propôs que a velocidade de corpos em queda era determinada pela gravidade, não pelo peso de cada objeto. O experimento foi revisitado por estudiosos como Isaac Newton e Albert Einstein, que acabou criando a Teoria Mecânica do Cosmo. 

Em questões de ciência, a autoridade de milhares não vale o humilde raciocínio de um único indivíduo.  
Além de físico e astrônomo, ele também ajudou a introduzir conceitos de filosofia natural, que aborda a natureza do movimento e os princípios do mundo material. Realizando experimentos com um pêndulo, por exemplo, Galileu observou que o tempo de balanço de um objeto não muda de acordo com seu tamanho ou peso, mas com a extensão de sua trajetória. A descoberta costuma ser chamada de lei do “isocronismo” e indica como funcionava a linha de raciocínio do cientista.

Contudo, move-se!
Após ter sido excomungado pela Igreja Católica e condenado por defender a teoria de que a Terra gira em torno do Sol, Galileu foi obrigado a desmentir o conceito publicamente em 1633. Não há comprovações, mas a frase atribuída ao cientista teria sido dita logo depois, sugerindo outra hipótese bastante polêmica para a época: o planeta vive em constante movimento e não é fixo, como acreditavam. 
Seu principal predecessor, o matemático Nicolau Copérnico foi um dos primeiros a questionar a antiga ideia de que a Terra “habita” o centro do universo, com o princípio do heliocentrismo.

Meça o que pode ser medido e torne mensurável o que ainda não pode.
Enxergando através de seus telescópios, Galileu conseguiu entender a incrível dimensão dos planetas e foi um dos primeiros astrônomos europeus a observar e estudar manchas solares, marcas escuras de formato irregular na superfície do Sol. 
Suas observações também renderam a descoberta de que Saturno não tem apenas uma lua, mas três, que quase se tocam, nunca mudam de posição entre si e estão posicionadas da seguinte forma: “oOo”. Além disso, ele também descobriu as famosas luas de Júpiter, que, segundo astrônomos, podem até abrigar vida

-----------------------------------
Fonte: Revista Galileu