quarta-feira, 14 de maio de 2014

Literatura e 'traições'


Por Hélio Schwartsman

Na polêmica entre simplificar ou não Machado de Assis para que ele seja mais lido, marco coluna do meio.
A boa crítica literária combina mais com iconoclastia do que com sacralização. Não há necessidade de endeusar cada uma das frases lapidadas pelo autor, especialmente se elas estão a criar uma barreira que afasta potenciais leitores do texto. Se é lícito fazer adaptações de Homero, Cervantes e Shakespeare, não há por que considerar Machado intocável.
No mais, palavras envelhecem. Por idiossincrasias do desenvolvimento de português e dos autores que elegemos como canônicos, é raro ver aqui edições bilíngues da versão arcaica do idioma para a moderna, mas elas são comuns em inglês ou francês. Um texto como "Beowulf", composto entre os séculos 8º e 11º, é ininteligível para o falante de inglês atual, daí que as edições são "traduzidas", isto é, adaptadas para que possam ser compreendidas. Aos puristas resta buscar edições bilíngues e estudar as declinações do inglês antigo, que desapareceram.
De modo um pouco menos dramático, um autor tão importante e nem tão antigo como Rabelais (c. 1483-1553) também costuma ser contemplado com edições modernizadas ou bilíngues. A barreira linguística entre o francês renascentista de Rabelais e o moderno não é intransponível como no caso de "Beowulf", mas o respeito ao original tornaria a leitura um processo penoso e não prazeroso. Entre o "Beowulf", Rabelais e Machado a diferença é muito mais de grau do que de natureza.
Resta saber se o projeto de modernização de Machado que gerou toda a controvérsia vale a celeuma. Tenho dúvidas. Se os exemplos de intervenções mostrados na reportagem da Folha de sábado são representativos, trocar "reproche" por "censura" é muito mais serviço para uma nota de rodapé do que para uma "tradução", especialmente uma que consome R$ 1 milhão em verbas públicas.
-----------------------
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/165759-traicoes-literarias.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário