quarta-feira, 21 de março de 2012

Encontro Norte e Nordeste de Ciências Socais

Tendo como tema Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana/Nordeste: Perspectivas e Desafios, terá lugar de 04 a 07 de setembro próximo o XV Congresso Norte Nordeste de Ciências Sociais, em Teresina/PI, sendo também o Pré-ALAS Brasil. Informações abaixo.


 

O QUE É O CISOPRÉ-ALAS Brasil

Há mais de 20 anos, pesquisadores(as) vinculados(as) aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e centros de pesquisa das Regiões Norte e Nordeste do Brasil promovem encontros sistemáticos com o objetivo de reunir cientistas sociais e de áreas afins em torno de suas Linhas de Pesquisa, dando visibilidade à produção científica e aos resultados de suas pesquisas através do Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO). Trata-se de um evento baseado na automobilização desses grupos, não havendo, até o momento, uma instituição promotora permanentemente responsável. Assim, chegamos à décima quinta edição deste Encontro, o que demonstra o potencial e a vitalidade das Ciências Sociais nas regiões Norte e Nordeste do país, com aumento constante de intercâmbio entre pesquisadores das demais regiões do Brasil.
Até 1990, os Encontros ocorreram anualmente. As dificuldades trazidas pela nova conjuntura daquela década levaram a um pequeno hiato na sua realização e, a partir do VI Encontro, realizado em Belém-PA, sua periodicidade passou a ser bianual. Em Recife, no último encontro (2009), discutiu-se a possibilidade do CISO passar a ser trienal, frente ao razoável número de eventos realizados na área das ciências sociais das várias associações específicas (ABCP, ABA, ANPOCS, SBS) e seminários realizados de forma restrita, além dos vários eventos científicos internacionais em que muitos pesquisadores brasileiros têm, cada vez mais, galgado espaços de diálogos e apresentação de suas pesquisas.
Nas edições anteriores do CISO, quase todos os estados das regiões Norte e Nordeste participaram ativamente da articulação do evento, a partir de uma rede de produção da pesquisa social que ultrapassa o número de 50 programas de pós-graduação e centros de pesquisa na área de Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
Os Encontros de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO) têm se constituído num efetivo espaço de troca e intercâmbio interinstitucional, consolidando as redes entre pesquisadores não só das regiões Norte e Nordeste, mas de todo o Brasil e de vários países da América do Sul, além de colaborara para o fortalecimento dos programas de pós-graduação.
Neste sentido, é importante registrar que apesar do CISO envolver majoritariamente pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, também conta com a participação de pesquisadores de outras regiões e países, excedendo, em muito, o caráter de um Encontro Regional, tornando-se, na prática, um Encontro de caráter Nacional, e até mesmo Internacional, a depender da pujança da instituição articuladora. No caso do XIV CISO, o reforço da conexão latino-americana (não apenas em termos de participantes convidados, mas de ampla divulgação para captação de propostas de trabalhos a serem apresentados) o tornou claramente um encontro internacional. Assim, espera-se repetir, na XV edição do encontro, a exitosa experiência do CISO de dimensão latinoamericana. Para isto o CISO, essa edição incorpora o encontro nacional da Associação Latina Americana de Sociologia (ALAS), chamado de PRÉ-ALAS Brasil, prévia ao Congresso Internacional da Associação que ocorre a cada dois anos em um país da America Latina. Em 2013 ocorrerá o XXIX Congresso da ALAS, no Chile. Como a presidência da referida Associação está na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no biênio 2012/2013, facilita ainda mais essa chancela.
Para dar continuidade a este amplo fórum científico, no XIV CISO, realizado em Recife-PE, no ano de 2009, foi proposto que a Universidade Federal do Piauí (UFPI), através de seus programas de pós-graduação na área das ciências sociais, juntamente com outras universidades do Estado, sediassem e se responsabilizassem pela organização do evento seguinte, criando as condições para sua realização. Um grupo de professores apresentou a proposta ao Departamento de Ciências Sociais, aos programas de pós-graduação dessa área e ao Centro de Ciências Humanas e Letras que juntos decidiram pela realização do evento no ano de 2012.
O passo seguinte foi a constituição de parceria entre os seguintes programas de pós-graduação: pós-graduação em ciência política; pós-graduação em antropologia e arqueologia; e pós-graduação em políticas públicas, podendo aglutinar outros programas de pós-graduação em sociologia afins existentes na UFPI, bem como a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. Buscar-se-á igualmente parcerias com outras universidades, a exemplo da Universidade Estadual do Estado do Piauí (UESPI) e faculdades de Teresina, de modo a realizarmos o evento da melhor maneira possível.

OS ENCONTROS REALIZADOS:
As outras edições do CISO ocorrem nas seguintes cidades e anos: I, João Pessoa (1986); II, Recife (1987); III, Natal (1988); IV, Salvador (1989); V, Recife (1990); VI, Belém (1993); VII, João Pessoa (1995); VIII, Fortaleza (1997); IX, Natal (1999); X, Salvador (2001); XI, Aracaju (2003); XII, Belém (2005); XIII, Maceió (2007); XIV, Recife (2009). Na região nordeste somente os estados do Piauí e Maranhão ainda não sediaram o referido encontro.

JUSTIFICATIVA:
Grandes mudanças socioeconômicas, políticas e culturais estão em curso na America do Sul, impulsionadas pela dinâmica social e diversas ações governamentais de governos de corte social democrata e progressistas. No Brasil, através das políticas promovidas pelo governo federal em prol do desenvolvimento do país, com destaque para o Norte-Nordeste, sobretudo através das obras de infraestrutura proporcionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em conjunto com a ampliação da fronteira agropecuária e da prospecção mineral, tem trazido à baila questões relativas à preservação da paisagem natural e o perfil humano locais, neste último caso, destacando o papel dos povos tradicionais e indígenas.
No estado do Piauí, especificamente, esta situação se expressa através dos impactos suscitados pelas obras de construção da ferrovia transnordestina, assim como a construção de três novas usinas hidrelétricas (Palmeirais, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí), com suas respectivas barragens, o alargamento das áreas dedicadas à agroindústria (sobretudo soja e eucalipto), o incremento da mineração (com a descoberta de jazidas de minério de ferro em Paulistana, Simões, Betânia do Piauí e Jacobina do Piauí) e o aumento na exploração do potencial turístico do litoral do estado. Todo este processo tem sido acompanhado do remanejamento e ajustes com contingentes locais, alguns dos quais identificados com técnicas produtivas artesanais e com o extrativismo, como povos remanescentes de quilombos, quebradeiras de coco, comunidades de fundo de pasto, catingueiros e pescadores artesanais, que só muito recentemente começaram a reivindicar seu direito de subsistir no plano jurídico-político.
Desta forma, a temática privilegiada no XV CISO/PRE-ALAS Brasil deverá ser a dos desafios e perspectivas impostos pelas questões do desenvolvimento ao meio ambiente e à paisagem humana tradicional, perante os quais o evento pretende propiciar um fórum de discussão acadêmica e científica, favorecendo o caráter interdisciplinar visando uma reflexão, sem excluir o diálogo com as políticas públicas e práticas privadas (sejam elas empresariais ou oriundas dos movimentos sociais), relativa ao tema em destaque.

OBJETIVOS
O objetivo geral dos Encontros de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, realizados desde a década de 1980, tem sido o fortalecimento dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação e centros de pesquisa destas duas regiões brasileiras, bem como o intercâmbio entre pesquisadores(as) das duas regiões e de outras partes do Brasil e do continente Latino Americano. Para cumprir este último aspecto do objetivo, o CISOPRÉ-ALAS Brasil de 2012, assim como foi o de 2009, assumirá dimensão latino-americana, com a inserção de pesquisadores e palestrantes de países da América do Sul e a incorporação do PRÉ-ALAS Brasil, Congresso Brasileiro da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), em preparação ao XXIX Congresso do ALAS de 2013, que ocorrerá em Santiago do Chile.
Os objetivos específicos são os seguintes:
  1. Dinamizar e consolidar o intercâmbio interinstitucional, estreitando os laços entre pesquisadores de diversos Programas de Pós-Graduação e centros de pesquisa das regiões Norte e Nordeste, bem como de outras regiões do Brasil e da América do Sul;
  2. Fortalecer o processo de internacionalização das universidades brasileiras, especialmente no âmbito da America Latina.
  3. Estimular a formação de redes de pesquisa que tenham como temática as problemáticas relacionadas às regiões Norte e Nordeste ou de interesse de pesquisadores(as) que aí vivem e trabalham;
  4. Prover um espaço privilegiado para a divulgação e socialização de trabalhos teóricos e resultados de pesquisas realizadas por cientistas sociais das regiões Norte e Nordeste do país ou sobre estas;
  5. Fomentar o envolvimento de jovens estudantes pesquisadores(as) da área das Ciências Sociais na produção do conhecimento.

METODOLOGIA DO ENCONTRO
As atividades acadêmicas do XV CISOPRÉ-ALAS Brasil compreenderão a organização de Grupos de Trabalho (GTs), Mesas Redondas (MRs), Minicursos (MC) e apresentação de painéis (posters). Todas as atividades procurarão refletir a variedade de contextos geográficos, socioculturais e institucionais das duas regiões e demais partes do país.
Os Grupos de Trabalho são a principal atividade do evento, momento em que se dá a mais intensa troca intelectual, em razão de seu formato: cada uma das 03 sessões se compõe de, no máximo, 9 apresentações, de que participam pesquisadores seniores e jovens, estudantes de pós-graduação e graduação, de diferentes instituições e localidades.
As Mesas Redondas são a oportunidade de se discutir temáticas mais específicas com pessoas reconhecidamente conhecedoras dos temas das mesmas, seja por sua experiência de pesquisa, seja por seu envolvimento profissional ou sócio político. As Mesas reúnem apenas pessoas do mundo acadêmico e científico. Entre elas haverá uma mesa para debater sobre a contribuição das ciências sociais na America Latina organizada pela ALAS.
A programação do evento prevê a realização das reuniões das Mesas Redondas pela manhã, e dos Grupos de Trabalho, e Minicursos à tarde e noite.
De acordo com o edital do evento, há um calendário a ser cumprido na execução e programação oficial do mesmo.

Mais informações, aqui: http://www.sistemasmart.com.br/ciso2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário