sexta-feira, 19 de julho de 2013

A reveladora memória dos ‘passos perdidos’: intermitências do tempo-existência

Abaixo, o meu texto da edição do Outono (europeu) da Revista Lusitana A Página da Educação. 


1355625149-013-oslo-52869re
Straight Up: Oslo em torno do Astrup Fearnley Museum of Modern Art ; Cameron R Neilson



Ivonaldo Leite
O caminhante constitui, em relação à sua distância, um passo próximo e um ‘distante’, um cá e outro lá. Como assinalou Michel de Certeau, em L’invention du quotidien, pelo facto de os advérbios cá e lá serem precisamente, na comunicação verbal, os indicadores da instância locutora, deve-se acrescentar que essa localização (cá-lá) necessariamente implicada pelo ato de andar e indicativa de uma apropriação presente do espaço por um ‘eu’ tem igualmente por função implantar o outro relativo a esse ‘eu’ e instalar assim uma articulação conjuntiva e disjuntiva de lugares. A caminhada afiança, respeita, lança suspeita, arrisca, transgride, etc., os percursos que ‘fala’.
Passos dados, mas não apenas no sentido estrito de lançamento no espaço físico. Trata-se da existência e do transcurso num contexto, num determinado cotidiano, englobado pelo permanente devir da esfera social. O mundo não existe somente como forma de um receptáculo físico no qual nos encontramos, ele é estruturado por padrões de sociabilidade, na medida em que a repetição da ação configura a estrutura, quer dizer, ele é mundo social.  Mas, à Heidegger, pode dizer-se que a vida social é o império do impessoal, é o âmbito onde o ‘todos nós’ e o ‘ninguém’ são confundidos, visto que o parâmetro que norteia o comportamento é o que se pensa ‘no geral’.
A vida em sociedade é marcada por uma ‘noção obscura’ de convivência, em que não predomina a singularidade do sujeito, mas, sim, prevalece a padronização de comportamentos, um ‘impessoal sem rosto’, algo como um ‘ninguém’ que não se identifica com esta ou aquela pessoa. Os comportamentos planejados e esperados, frases de circunstâncias, palavras ditas (por vezes, falsas) tão-somente para que não predomine o incômodo silêncio, etc., são marcas características do que, não raramente, o ‘teatro’ da vida social requer.   
Daí não se tem outra coisa que não a inautenticidade do vivido no ‘espaço publico’ do quotidiano. O ‘encobrimento’ do ser. Assim, uma analítica da existência não prosperará caso se limite a repisar a positividade do vivido. Terá de adotar uma perspectiva inversa. A dimensão positiva emergirá, mas através do exame negativo e inquieto dos constituintes da existência. E assim põe-se a questão da angústia, e põe-se porque ela não é somente um fenômeno psicológico, que diz respeito apenas a um ente, mas sim a sua ‘extensão’ é ontológica, na media em que nos remete à totalidade da existência como ser-no-mundo. Novamente com Heidegger, podemos dizer que a angústia começa a se apresentar quando, em meio a nossas ocupações quotidianas, somos tomados por um certo tédio. Começamos a ficar fartos de entes que nos rodeiam e não encontramos em qualquer outro ente suporte para nos livrar desse tédio. Até chegamos a acreditar que precisamos buscar mais contacto com as coisas do mundo, para assim nos ocupar - ao invés de nos preocupar -, e então sairmos da estranha indiferença na qual nos atira o mundo. Contudo, com isso, ao desse modo procedermos,  caímos mais ainda nos abismos da angústia.
Quando somos indagados sobre o motivo da nossa angústia, geralmente segue-se a resposta: ‘não é nada’. Ou seja, sente-se a angústia, mas não se identifica o objeto dela. Todavia, com a angústia nos remetendo à totalidade como ser-no-mundo, ela é um fenômeno que coloca a existência humana diante de si mesma, abrindo a possibilidade de retirar o ser da sua decadência e revelando a autenticidade e inautenticidade como possibilidades no modo de estar no mundo.
A esse respeito, um exemplo ilustrativo pode ser buscado no romance O Muro, de Sartre, que tem como cenário uma prisão espanhola na altura da guerra civil.  Pablo Ibbieta, personagem principal, na noite que antecede a sua execução (que não chega a acontecer), na angústia do perecer, faz uma retrospectiva da sua vida e, ao cabo da mesma, chega a uma clareza tal sobre a sua existência que o leva a dizer: "no estado em que me achava, se viessem me avisar que eu poderia voltar tranqüilamente para casa, que a minha vida estava salva, ficaria indiferente; algumas horas ou alguns anos de espera dá na mesma, quando se perdeu a ilusão de ser eterno". Reveladora memória do tempo passado. Dos passos dados. Consciência dos ‘passos perdidos’. Intermitências do tempo-existência.
O passo próximo e o passo distante fazem o caminhante ‘deslizar’ pelo tempo, em passos incertos, mas insistentes na busca de rumos. A cansada existência. De modo semelhante à perspectiva surrealista, a memória dos passos perdidos transmuta-se numa operação alquímica que perpassa as enigmáticas sombras refletidas no espelho do pensamento.


.




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ... fantastique! O que me faz pensar em Novalis, com a sua máxima: "o caminho do mistério aponta para dentro".E disso, por certo, não há como fugir. Não há Mefistófeles que dê jeito.

    ResponderExcluir