terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Educação em debate - novo livro

Com a chancela da Editora CRV (Curitiba - http://editoracrv.com.br/), chega à "praça" o livro Educação, Política e Docência: Formação em Contextos Locais, obra coletiva da qual sou co-autor. Os textos que o compõem resultam fundamentalmente de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande (UERN), e versam sobre as mais diversas temáticas do campo educativo. A seguir, um extrato do prefácio, cuja escrita foi de minha responsabilidade. 


Uma atenta leitura dos trabalhos que compõem este livro faz-nos lembrar de uma particularidade analítica, própria da língua inglesa, a qual delineia quadros de inteligibilidade pertinentes à abordagem e entendimento das questões educacionais. 
A obra apresenta dezoito textos que refletem, ao mesmo tempo, sobre a educação em suas mais diversas dimensões, põem em realce enfoques teóricos sobre essas dimensões e abordam ações formuladas como iniciativas para serem colocadas em prática. Não é, portanto, um livro adstrito a uma temática educativa específica. Tampouco se limita a tratar de “aspectos práticos” da educação ou, o inverso disso, a enfocar unicamente démarches teóricas. Ele é uma construção compósita dessas diferentes perspectivas.
          Em síntese, trata-se de um livro chancelado ao debate acadêmico e, ao mesmo tempo, credenciado a aportar contribuições para auxiliar na formulação de respostas diante dos desafios postos pela agenda educacional de um mundo onde o global e o local se interconectam, tornando-se globalizado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário