sábado, 7 de dezembro de 2013

Curvas do tempo, curvas da História: melancolia e a 'partida de um gigante'

Passou quase despercebida a partida do Prof. Ciro Flomarion Cardoso. A 'partida de um gigante'. Historiador que dignificou a história como ciência social de primeira grandeza; com vasta obra, Ciro Flomarion foi daqueles intelectuais um pouco raros nos dias de hoje. Homem de grande erudição, era músico, e os seus pais queriam que ele fizesse medicina - a sua opção, contudo, foi por História. Dedicou-se a domínios diversos como metodologia da história, estudos da Antiguidade (designadamente egiptologia) e, nos últimos tempos, vinha-se ocupando de métodos semióticos. O seu livro Os Métodos da História, com Hector Pérez Bringnoli, foi central na formação de diversas gerações interessadas em ancorar a abordagem histórica nos venturosos portos da ciência social.  De quebra, ainda escreveu A Ficção Científica, Imaginário do Século XX: Introdução ao Gênero. O Prof. Edgard Leite (UFRJ), que foi orientando de Ciro Flomarion, reconhecendo publicamente a importância que ele teve em sua formação, realça algo sobre a História que, da minha parte, é-me uma divisa para lembrar o velho mestre. Reproduzo a assertiva a seguir. 


"O que me atrai em História é o mistério que está contido na passagem interminável dos instantes e a própria natureza enigmática do tempo... nunca deixei de ter o sentimento de que o mistério que eu procuro resolver na minha escolha não pode realmente ser resolvido, embora, por outro lado, acredito que eu posso, sim, aproximar-me dele infinitamente, o que me parece bastante satisfatório.
Assim, não tenho um tema específico, mas um problema de ordem  filosófica ou metafísica - que passou a estar presente em todos os meus estudos de uma forma ou de outra...
Para mim, no entanto, o que importa nas minhas pesquisas é a proximidade quase física do mistério,  que está contido em tudo que os homens fazem, em todas as suas esferas da atuação e existência: o mistério da morte, por exemplo, ou o enigma do por que existimos e a grande turbulência que tudo isso causa nas nossas atitudes e existências."
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário