terça-feira, 13 de agosto de 2013

Educação: a questão da gestão

Estamos habituados, em políticas públicas, a ouvir o brado por mais recursos, por mais investimentos. E isso tem a sua razão de ser. Todavia, em determinados casos, a questão não terá muito a ver com mais aportes de recursos. Tem a ver, sim, com gestão. Em educação, esta é uma realidade a ter em conta. Não se trata, evidentemente, de se estabelecer uma dicotomia entre gestão e mais aportes de recursos. Mas, não se pode desconsiderar que maus gestores fazem 'um estrago grande'. Nessa perspectiva, pensa também Roberto Lobo, ex-Reitor da Universidade de São Paulo (USP), conforme o ilustrativo texto abaixo. 




Roberto Lobo 


Parece haver uma luta entre correntes que defendem o aumento das verbas para a educação como a única e definitiva solução para os problemas brasileiros nessa área e aqueles que dizem que o problema da educação não é dinheiro, mas boa gestão e dedicação. Nenhuma das posições resolve nossos problemas. Recursos são, sem dúvida, necessários para uma boa educação, mas não bastam. São condições necessárias, mas não suficientes.
Se colocarmos em gráfico o investimento por aluno e os resultados do exame PISA, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a relação entre investimento e desempenho é muito clara.
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Como se observa no gráfico, existe uma relação clara entre investimentos no estudante e resultados dos exames internacionais (PISA). No entanto, a relação não é estritamente linear e há países que com menos investimentos obtiveram resultados muito acima da curva de expectativa, como Singapura, Coreia e Finlândia. Outros estão bem abaixo da expectativa, como Qatar, Israel, Brasil, entre outros, indicando outros fatores importantíssimos que influem nos resultados, além dos investimentos por aluno.
É claro pelo gráfico que investimentos menores do que US$ 5 mil por aluno não têm muita chance de alcançar resultados compatíveis com os países de melhor desempenho (da ordem de 500 pontos no PISA). Ambos, gestão e recursos são essenciais para se obter bons resultados – em educação, como em tudo o mais!
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