sexta-feira, 8 de março de 2013

Saudações ao 8 de Março! - As noites de sonhos

A propósito do 8 de Março, uma saudação aos olhos femininos que por este espaço têm passado. Saudação em duas vias: pelo registro histórico da data e através da poesia do meu amigo Janduhi Medeiros.

Foto: ...E manter firme a convicção que temos que continuar a luta.  


"Um pouco de História para se perceber que este dia não evoca apenas o sexo feminino, antes o respeito que merece quem luta por justos ideais". Vitor Pimenta.

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

As noites de sonhos 
(Janduhi Medeiros) 

O dia mundial da mulher é uma
Complacência às cinzas que sobram
Do fogo da desagregação.

Quem não cultiva amor com sensibilidade,
Lembrar o dia da mulher com flores,
Invocando afeto nas embalagens mercantilistas,
Em desenhos e perfumes de Shoppig Center,
Cristaliza a hipocrisia.

A ternura da afetividade
E o sonho da afeição
Devem ser arados pelo macho e pela fêmea
Nas carícias dos devaneios de todos os dias.

O dia internacional da mulher
É reservado para resgatar nas ruas do mundo,
As lutas libertárias contra a injustiça do sonho
E discriminação à ternura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário