quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Venturas e desventuras da universidade: qual futuro?


Está na praça um trabalho sobre o ensino superior brasileiro que, apesar de ser oriundo mais propriamente da esfera da intervenção, tem elementos de análise bastante interessantes. Trata-se do Desafios e Perspectivas da Educação Superior Brasileira para a Próxima Década – 2011-2020, produzido sob a chancela da Representação da UNESCO no Brasil, do Conselho Nacional da Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC).  O livro reúne um conjunto de artigos, cujos temas foram discutidos num evento das três instituições mencionadas, contando com a participação de pesquisadores, dirigentes de instituições superior, representantes de entidades do setor educacional, etc. Livro útil tanto para estudiosos da área como para gestores e formuladores de políticas, a partir dele pode-se colocar diversas questões sobre o futuro da universidade brasileira. Pensar nas suas venturas e desventuras. Por exemplo: está-se realmente a se realizar inclusão ou as políticas de inclusão apenas retardam a reprodução social, seja pelas deficiências do processo de formação, seja pelo fato de os diplomas efetivamente não assegurarem emprego? A universidade tem sido uma esfera do debate acadêmico ou tem se transformado numa seara do populismo, da picuinha e do carreirismo em função de interesses particulares (e, por vezes, obscuros)? Tem prevalecido o profissionalismo no interior da universidade? Há já alguns anos José Arhtur Giannotti, apesar de algumas posições ponderáveis suas, escreveu um livro de pertinência inegável: Universidade em Ritmo de Barbárie. Mostrava uma certa frustração com os rumos da universidade brasileira. As desventuras apontadas por Giannoti se acentuaram nos últimos tempos. A leitura de Desafios e Perspectivas da Educação Superior Brasileira para a Próxima Década – 2011-2020 pode, talvez, contribuir para o desencadeamento de um debate no sentido de se buscar um futuro venturoso para a universidade brasileira.       

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