terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Livro - A Educação na Contemporaneidade

Com a chancela da Editora CRV (Curitiba), chega à praça o livro A Educação na Contemporaneidade, cujo âmbito de germinação foi a estimada Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Produção coletiva, organizada pelos professores Messias Dieb (agora na UFC), Arilene Maria Soares de Medeiros e Francisca de Fátima Araújo Oliveira, o livro debruça-se sobre questões centrais da pesquisa educacional na atualidade. Participo do mesmo com um ensaio, correspondente ao primeiro capítulo, que, em princípio, foi texto-base de uma conferência que pronunciei como aula inaugural no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB - denomina-se A Escola em Perspectiva: Novos Fenômenos, Reconfigurações e Desafios à Pesquisa. Somando-se a outras produções no âmbito da instituição, o livro contribui para realçar o papel da UERN nas discussões empreendidas no contexto da pesquisa educacional e, ao mesmo tempo, coloca em evidência a relevância da sua pós-graduação em educação - o POSEDUC. Abaixo, em forma sinopse, um recorte do prefácio da obra, feito pelo Prof. Antônio Cabral Neto (UFRN). 

A Educação na Contemporaneidade: Políticas e Gestão dos Sistemas e da Escola Pública 
Editora CRV - 176 págs. 

Esta obra, ao desenvolver análises sobre vários ângulos das políticas educacionais na contemporaneidade, ganha relevância porque vem a público em uma hora oportuna, considerando que estão sendo realizadas discussões sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), cujo teor vai definir os horizontes da educação brasileira para essa segunda década do século XXI. Outra importância fulcral da obra reside no esforço empreendido pela maioria dos autores na análise de políticas locais, o que pode contribuir para uma compreensão mais adequada dos processos educacionais, desenvolvidos no âmbito do sistema, e indicar possibilidades de melhoria na educação […]. Esse é o aspecto mais relevante do livro porque, embora o local esteja em articulação com o global, é importante procurar evidenciar as particularidades do que ocorre na esfera local, para explicitar as suas especificidades, sem, contudo, perder de vista as determinações gerais da política. A referida obra, com essas características, trará contribuições inestimáveis para a produção do conhecimento na área […]. Demarca-se, por último, que o livro contém reflexões desafiadoras sobre temas que estão na agenda das políticas educacionais e das práticas pedagógicas e de gestão que se materializam no âmbito do sistema educacional, em todos os níveis. A sua leitura é recomendada, portanto, a todos os profissionais que defendem uma educação pública de qualidade e fundada em princípios democráticos.








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