Com a chancela da Editora CRV (Curitiba), chega à praça o livro A Educação na Contemporaneidade, cujo âmbito de germinação foi a estimada Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Produção coletiva, organizada pelos professores Messias Dieb (agora na UFC), Arilene Maria Soares de Medeiros e Francisca de Fátima Araújo Oliveira, o livro debruça-se sobre questões centrais da pesquisa educacional na atualidade. Participo do mesmo com um ensaio, correspondente ao primeiro capítulo, que, em princípio, foi texto-base de uma conferência que pronunciei como aula inaugural no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB - denomina-se A Escola em Perspectiva: Novos Fenômenos, Reconfigurações e Desafios à Pesquisa. Somando-se a outras produções no âmbito da instituição, o livro contribui para realçar o papel da UERN nas discussões empreendidas no contexto da pesquisa educacional e, ao mesmo tempo, coloca em evidência a relevância da sua pós-graduação em educação - o POSEDUC. Abaixo, em forma sinopse, um recorte do prefácio da obra, feito pelo Prof. Antônio Cabral Neto (UFRN).
A Educação na Contemporaneidade: Políticas e Gestão dos Sistemas e da Escola Pública
Editora CRV - 176 págs.
Esta obra, ao desenvolver análises sobre vários
ângulos das políticas educacionais na contemporaneidade, ganha relevância
porque vem a público em uma hora oportuna, considerando que estão sendo
realizadas discussões sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE),
cujo teor vai definir os horizontes da educação brasileira para essa segunda
década do século XXI. Outra importância fulcral da obra reside no esforço
empreendido pela maioria dos autores na análise de políticas locais, o que pode
contribuir para uma compreensão mais adequada dos processos educacionais,
desenvolvidos no âmbito do sistema, e indicar possibilidades de melhoria na
educação […]. Esse é o aspecto mais relevante do livro porque, embora o local
esteja em articulação com o global, é importante procurar evidenciar as
particularidades do que ocorre na esfera local, para explicitar as suas
especificidades, sem, contudo, perder de vista as determinações gerais da
política. A referida obra, com essas características, trará contribuições inestimáveis
para a produção do conhecimento na área […]. Demarca-se, por último, que o
livro contém reflexões desafiadoras sobre temas que estão na agenda das
políticas educacionais e das práticas pedagógicas e de gestão que se
materializam no âmbito do sistema educacional, em todos os níveis. A sua
leitura é recomendada, portanto, a todos os profissionais que defendem uma
educação pública de qualidade e fundada em princípios democráticos.
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