segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Do emprego à análise do trabalho: Ricardo Antunes no Roda Viva

Ricardo Antunes é, por certo, um cientista social brasileiro de referência nas discussões sobre o mundo do trabalho. Com uma argúcia analítica que não limita o marxismo a uma mera petição de princípios, Antunes bem sabe combinar, à maneira dialética, a movimentação entre o abstrato e o concreto, produzindo abordgens criativas sobre este conturbado mundo social que vivemos.  A conferir isto hoje (03/08), na TV Cultura, no Programa Roda Viva, às 22h00.

Notícia: http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/roda-viva-discute-o-mundo-do-trabalho-com-ricardo-antunes


Ricardo Antunes

O próximo Roda Viva recebe um dos mais destacados sociólogos marxistas da atualidade, cujos estudos se direcionam para o tema trabalho e suas novas formas de relação dentro do mundo capitalista contemporâneo. O programa da TV Cultura vai ao ar na segunda-feira (3/9), às 22h.
Com as mudanças relativamente recentes no sistema de trabalho, que vão desde a terceirização de serviços, o aumento na procura pelos concursos públicos, a contratação de PJs, o trabalho por tarefa até o uso de celulares e e-mails no trabalho, Ricardo deve analisar as transformações ocorridas nesse universo e as consequentes implicações nos planos social e político.
Professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Ricardo Antunes também é autor de livros sobre o assunto, entre eles O caracol e sua concha – ensaios sobre a nova morfologia do trabalho, Adeus ao trabalho? e Os sentidos do trabalho.
Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva conta, nesta edição, com os seguintes entrevistadores convidados: Liliana Segnini (professora titular em Sociologia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas); Leny Sato (professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo); Eleonora de Lucena (repórter especial do jornal Folha de S. Paulo); Mônica Manir (editora do Caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo); Alexandre Teixeira (jornalista e escritor). O Roda Viva também conta com a participação do cartunista Paulo Caruso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário