terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mitos e verdades sobre a greve nas universidades

A propósito da greve nas universidades federais, uma boataria incomum tem se expandido, difundindo, por exemplo, informações falsas sobre as consequências para os estudantes. São boatos que agridem o mais elementar nível de inteligência.  Em função disso, o Blog Acerto de Contas, através do Professor Pierre Lucena (UFPE), produziu um esclarecedor texto a respeito, que, a seguir, reproduzo. 


Blog Acerto de Contas - http://acertodecontas.blog.br
Desde que a greve nas universidades começou, tenho visto muita boataria na internet a respeito do que iria acontecer com os estudantes.
A grande maioria do que é dito são lendas urbanas.
Com o objetivo de dirimir dúvidas entre estudantes, vou colocar aqui o que sem sendo falado. Inclusive se surgir mais alguma dúvida, atualizo o texto.
Por isso escrevo este post.
Mito ou verdade?
  1. Se passar de 100 dias (ou n dias quaisquer) o semestre será cancelado e começa tudo do zero.
    Mito.
    Independente de quantos dias ou meses demorar para a greve acabar, tudo o que foi dado de carga horária é legalmente aproveitado. O semestre reinicia exatamente de onde parou.
  2. O calendário foi suspenso (em algumas Ifes) dia 17 de maio e quem deu aula depois perdeu tudo.
    Mito.
    Independente de calendário, quem deu aula registrou e pronto. Está dado. A greve é um direito individual do Professor. Logo, faz greve quem quer. Claro que o professor pode repor as aulas, mas nossas universidades, capengas na cobrança do cumprimento da carga horária dos docentes, não conseguem nem ao menos exigir que algumas figuras lendárias cumpram seu comromisso mínimo com a sala de aula. Imagine fazer alguém trabalhar dobrado.
  3. O semestre será perdido se a greve demorar muito.
    Apenas em um caso extremo.
    Nunca tivemos um semestre cancelado, em décadas de greves. Seria algo trágico, e que só aconteceria em última análise. Cancelar um semestre teria como consequência o cancelamento de metade das vags no vestibular, e não consigo ver isso acontecendo.
  4. O Governo vai cortar o ponto dos professores após 90 dias.
    Mito.
    As reitorias não possuem condição política para isso, e seria jogar gasolina na fogueira. Além do que, ao contrário das outras categorias, os professores efetivamente repõem o trabalho durante a greve.
  5. Os próximos dois anos serão com o calendário atrapalhado.
    Verdade.
    Se a greve acabar no fim de agosto, ainda será preciso dar 6/7 semanas para acabar 2012.1. Como a matrícula ainda toma duas ou 3 semanas, por causa da imensa burocracia das Universidades, o próximo semestre só começa no meio de novembro. E deve acabar no começo de abril.
    Isso significa que as férias de verão em 2014 também serão comprometidas.
    Poderia ser mais organizado se nossas universidades fossem eficientes, mas são mamutes que não conseguem se mexer com eficiência.
  6. O professor pode se negar a repor aulas e os alunos perderiam a cadeira.
    Mito.
    Se o professor não deu aula, vai ter que dar quando as aulas acabarem.
  7. Janeiro é mês de férias dos docentes e não teremos aulas.
    Mito.
    As férias deverão ser realocadas para abril. E também no período de recesso entre 2013.1 e 2013.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário