terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Deputado Sérgio Leite: Segurança Pública e Cultura (Mangue Beat Patrimônio Imaterial)

Bem, não trilhei as veredas da política convencional, tal qual fizeram outros Leites pernambucanos. Era um grande desejo do meu pai-avô, mas a vida tem as suas dinâmicas. Contudo, de cá, da capital paraibana, sempre que o tempo permite, procuro me inteirar da cena política pernambucana. E observando-a, por estes dias, tomei conhecimento de uma iniciativa de significativa relevância do Deputado Sérgio Leite: o projeto que transformou o Mangue Beat em Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Parabéns ao Sérgio Leite pela inciativa, um parlamentar que, oriundo da área de segurança pública, transita com  autoridade, por exemplo, pelos meandros da polícia civil. Ao mesmo tempo, coloca o seu mandato a serviço da cultura.  Honra a boa estirpe política onde se situa. Homenageia-se, assim, Chico Science, uma das principais expressões do Movimento Mangue Beat. Abaixo, a matéria que noticia o fato e um vídeo sobre o Movimento.  

Grafite em Recife: homenagem a Chico Science 



Graças à Lei 13.853, publicada ontem no Diário Oficial, o Mangue Beat se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. O reconhecimento garante que todas as informações sobre o movimento sejam historicamente protegidas e conservadas pelos órgãos públicos de pesquisa, pois elas passam a ser consideradas fundamentais para a preservação da identidade pernambucana.

O autor do projeto de lei, assinado na última quarta-feira pelo governador Eduardo Campos, é o deputado estadual Sérgio Leite. Segundo ele, o tombamento "não só garante que o Mangue Beat seja lembrado pelas futuras gerações, como também estimula o estudo sobre o movimento, que passa a receber um tratamento diferenciado". As instituições de pesquisa, portanto, devem ampliar seus acervos com documentos sobre o assunto.

Em 2005, o Mangue já havia sido homenageado pela Presidência da República com a entrega da Ordem do Mérito Cultural a alguns de seus fundadores. "O movimento se expandiu para o Brasil todo", reforça o deputado, que também propôs um projeto (atualmente em tramitação) para também transformar o bacamarte em Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

O patrimônio imaterial se diferencia do material porque se refere a bens que não se concentram em um corpo físico, como um prédio, uma estátua ou um parque. O Bloco da Saudade, o frevo, o Galo da Madrugada, a cachaça, o bolo de rolo, os maracatus, o cavalo-marinho e os caboclinhos também são patrimônios imateriais já oficializados.
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário