sábado, 14 de setembro de 2013

'A música do mundo e o sopro cósmico da palavra'

A Editora Escrituras fez vir a lume, há já algum tempo, uma antologia poética de Casimo Brito, sob o título de Música do Mundo. Ao realizar a apresentação do livro, Maria João Cantinho, ela própria também uma referência no mundo poético português, escreveu: 'a musica do mundo ou o modo como se escuta o sopro cósmico da palavra'. Reproduzo a recensão de Maria João e, assim como ela, recomendo a antologia. 


Por Maria João Cantinho
Há alguns anos que leio e acompanho a obra de Casimiro de Brito, o seu percurso extraordinário, sobretudo no que respeita à sua carreira internacional. Recebeu alguns dos mais prestigiados prémios literários, ao longo dos 50 anos da sua carreira.
Cidadão do mundo, universalista de primeira água, tem uma obra vasta, pautada pela extrema depuração, pela vigilância quase feroz, suspeitando dos arroubos líricos que lhe chegam de madrugada.
Poderia passar a noite toda a falar de Casimiro e da sua obra, mas infelizmente cabe-me a apresentação desta pequena antologia de poesia, publicada no Brasil, pela mão da editora Escrituras.
Esta antologia reúne poemas de várias obras, desde o início da sua actividade poética, até aos mais recentes textos poéticos. É-nos permitido, assim, abeirarmo-nos de uma evolução interna e orgânica do seu trabalho. É difícil retirar um conjunto de características peculiares de uma obra que condensa tantos anos de labor e de intensa vigilância poética.
Comecemos pelo título e pelas suas ressonâncias místicas, alusivas à mais antiga tradição da linguagem como sopro, respiração. O primeiro poema, que abre o “espaço literário”, para parafrasear Blanchot, “Da Palavra”, em Da Arte poética, começa assim:

Silêncio: a palavra
Respira. Corpo deitado
No mar. Silêncio de fogo
E música.

A escuta como acto privilegiado. A escuta da respiração da palavra e da matéria muda. Só o silêncio permite a abertura, a fissura que dá a ver a luz íntima de cada coisa, dos ossos, da terra, do mar, do corpo da mulher amada. Casimiro de Brito, neste poema, anuncia o seu programa, procurar a clareira onde, finalmente, essa “pausa de sol” que é a palavra, incide sobre a mudez das coisas resgatando-a. Acto de fidelidade amorosa que se anuncia nesse acto de escuta sagrada. Que se escuta?
Não, não é o silêncio que se escuta, como poderíamos ser levados a pensar. Mas sim essa “Música do mundo” que ecoa, o cósmico sopro que arrebata tudo, que arrasta o mundo, n sua incandescente metamorfose. O poeta entrega-se ao desejo imoderado das coisas, tenta alcançar a musicalidade que vibra no coração do mundo, desde a mais ínfima criatura ao mais elevado ser. Mergulha no desvario dos sentidos, perde-se no amor (p. 82), reencontra-se ao rés do chão, onde se demora, como quando se deita sobre a areia, para aceder à mais humilde condição: a da escuta. A escuta do mais secreto rumor, do vento nos canaviais, dos pássaros que anunciam a luz inigualável da manhã.
Longe do ruído e da fala, o poema, como um corpo esplendoroso, nasce do silêncio e do sonho, desse trilho onírico que o homem percorre, cavalgando desabridamente no dorso selvagem da linguagem, na procura da voz genuína, nascida do segredo. Sabe que nada lhe está prometido senão o fulgor derradeiro do instante, a luz crepuscular do amor e da paixão, mas vive na epiderme do mais efémero acontecimento. Lugar de sombra, o poeta vive confinado ao umbral que separa a vida do sonho, a vida da morte, procurando levar a cabo o milagre da passagem ou do resgate possível. Por isso, ele nega a morte, a morte física e irremediável (p. 27):

Interrogai as pedras de quem sois
O mais puro reflexo a mais funda
Negação da morte.

Nega-se a morte porque para a morte não há lugar ou poema que lhe convenha. Para a morte, só a alquimia da linguagem, a pura transfiguração do corpo, do sangue e dos ossos em lenho da palavra, a transforma, elevando o profano à condição de sagrado. De, resto, essa concepção panteísta atravessa toda a obra do autor, numa imanência que recobre tudo. O tempo vazio, profano, quotidiano, dá lugar a uma outra dimensão da temporalidade, a do instante durável, que se expande infinitamente, no lugar do poema. Aí, a mais íntima relação que a música pode entretecer: a da palavra com o tempo. E dessa entretecedura nasce precisamente o canto poético. Imerso no fluxo desse canto único e irrepetível, ele sabe que é na música onde mais suavemente resplandece a unidade ( e disso bem o sabiam os pitagóricos e os antigos), pois ela é o resultado de uma harmonia, composta pelos instantes fugazes. Esta unidade da música, ela própria efémera na sua natureza, é uma unidade de criação, atravessada pelo sonho. Com os sons dispersos e passageiros, tão voláteis quanto o vento que passa, constrói-se a organicidade do poema. O poeta, como o músico, dança com a metamorfose, capta o mais volátil instante, percorre o íntimo voo do tempo, tanto quanto humanamente lhe é possível. Esse tempo é o tempo nascente, que brota sem figura nem aviso, que não alberga nenhum acontecimento, mas que é um tempo único, nascente em sua pureza, inaugural e límpido.
Gostaria apenas de vos deixar com este belo poema:

Eu caio, eu morro em cada verso
E depois levanto-me como se fosse
Um filho do ar e das nuvens. E parto com elas
Até cair de novo. No corpo em que sofro
Por dentro e aterrado. Duros sãos os prados
Onde se escuram os meus cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário