quinta-feira, 29 de março de 2012

Forever/sempre Tindersticks: Partindo vagarosamente

Sempre Os Tindersticks. O Grupo inglês continua no melhor. Dying Slowly bem mostra isto. 






I've got memories
I keep them away from me
They won't behave
Won't be what I want them to be
I've seen it all and it's all done
I've been with everyone and no one
So many squandered moments
So much wasted time
So busy chasing dreams
I left myself behind
I've seen it all and it's all done
I've been with everyone and no one
So this dying slowly
It seemed better than shooting myself
This dying slowly
It seemed better than shooting myself
These worms, darling
They're nibbling away at me
They go at it when I'm sleeping
Won't let me get to my feet
I've seen it all and it's all done
I've been with everyone and no one
So this dying slowly
It seemed better than shooting myself
This dying slowly
It seemed better than shooting -
If I could find the words to explain this feeling
I would shout them out
If I could find out all this, what's inside me
I would shout it out
So this dying slowly
It seemed better than shooting myself
This dying slowly
It seemed better than shouting it out
I make some coffee
Pull on that new pair of pants
I can get so far [?]
The feeling just falls away
I've seen it all and it's all done
I've been with everyone and no one
I'm just tired, baby
I just need to lay down
I'm just tired, darling
I just need to lay down
I'm just tired, baby
I just need to lay down
I'm just tired, darling
I just need to lay down
I'm just tired, darling

quarta-feira, 28 de março de 2012

Jornalismo na blogosfera: política, história e poder

 

Em terras potiguares, por vezes, utiliza-se a expressão ‘jornalismo desejoso’ para designar jornalistas que querem misturar o curso dos fatos com desejos pessoais.  A expressão calha bem. Não obstante as virtudes da circulação da notícia no âmbito da blogosfera, o jornalismo aí feito tem os seus problemas. Como bem revela uma sociologia da comunicação, a instantaneidade , não raro, tende a atropelar o bom jornalismo, a checagem das fontes, a investigação. Já para não se falar das dificuldades para as grandes reportagens, que demandam tempo. Daí não ser surpresa que, utilizando um jargão da área, as ‘barrigas’ abundem. Ora bem, por estes dias, sempre que o tempo me permitiu, andei dando uma vista de olhos em blogs de PE e da PB, tendo como foco exatamente o mesmo fenômeno: a cobertura em relação à definição do candidato petista à Prefeitura de João Pessoa e Recife. Pela PB, os exemplos do dito ‘jornalismo desejoso’ pululam. Em relação à capital pernambucana, chamou-me bastante a atenção, além da existência do referido jornalismo, a “inconstância editorial”. Canta-se a notícia como, parece, se gostaria que ela fosse, para depois,  sendo-se atropelados pelos fatos, ficar o dito pelo não dito. Estranho também que se reproduza a informação segundo a qual o prefeito João da Costa (Recife), se não for candidato a reeleição, passará a história como o primeiro executivo do PT a viver  essa situação – o que é mostrado como um golpe ou cassação de direito.  Ora, se fosse considerada a história do tempo presente, como diz o historiador Eric Hobsbawm, saber-se-ia muito bem que isso não é verdade. O então governador petista do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, em 2002, não só se submeteu a prévias como, não as vencendo, não disputou a reeleição e apoiou o vencedor da consulta interna, Tarso Genro. Como já foi afirmado, assim como os historiadores são sociólogos do tempo passado, os jornalistas, de certa forma, também são 'historiadores' do tempo presente. É lamentável, portanto, que estrangulem os fatos.

terça-feira, 27 de março de 2012

Suficiente é mais que suficiente. Enough is plenty. Suficiente es más que suficiente

Miguel Ángel Santos Guerra é Doutor em Ciências da Educação e docente da Universidade de Málaga/Espanha, sendo um autor com  estudos sobre organização escolar, formação de professores e cinematografia. Partilhamos o mesmo espaço na Revsita Portugesa A Página da Educação, onde ele também escreve. O texto que dele a seguir reprouzo é, existencialmente, instigante. Trata da indagação sobre o suficiente para viver. Indaga ele:   ¿Dónde se coloca esa raya que separa lo que es necesario para vivir y lo que es superfluo? Esa raya que marca el suficiente, ¿tiene solo que ver con cosas materiales o incluye también otros bienes del espíritu relacionados con el arte, la cultura, la música, el cine, el teatro o el deporte? ¿Es verdad que no es suficiente el pan para vivir? 'O suficietne é mais do que suficiente', entende ele.

Por la vereda, pasan dos hombres de negocios que detienen su coche para saludar al relajado pastor.

Suficiente es más que suficiente

 

 Miguel Ángel Santos Guerra

No es fácil de traducir, pero creo que la idea es magnífica. Me refiero al título y contenido del libro “Enough is plenty”. Me he decidido por la traducción “suficiente es más que suficiente” aunque muy bien podría haber elegido alguna de estas otras opciones: “suficiente es todo”, bastante es suficiente, “suficiente es bastante”, “bastante es demasiado”, “bastante es todo lo que se necesita”, “suficiente es suficiente”, ”suficiente es un montón”, “suficiente es mucho o muchísimo”… Todas estas versiones tratan de reflejar, además del enunciado de la expresión inglesa, el contendido del interesante libro de Anne B. Ryan, profesora de la Universidad Nacional de Irlanda, que lleva más de diez años investigando en lo que podríamos llamar la “filosofía el suficiente”.
 ¿Dónde se coloca esa raya que separa lo que es necesario para vivir y lo que es superfluo? Esa raya que marca el suficiente, ¿tiene solo que ver con cosas materiales o incluye también otros bienes del espíritu relacionados con el arte, la cultura, la música, el cine, el teatro o el deporte? ¿Es verdad que no es suficiente el pan para vivir?
Y, sobre todo, ¿quién la señala el punto exacto donde se sitúa la línea de lo necesario? Porque hay muchas personas interesadas en que la raya esté muy alejada de nosotros, cercana al infinito: publicistas, comerciantes, vendedores… Si se coloca en el horizonte será una raya siempre inalcanzable por mucho que caminemos.
El peligro de colocar ese tope muy alto se incrementa cuando pensamos en los hijos y en las hijas. Es decir, cuando creemos que es nuestra obligación dejarles la mayor cantidad de dinero, el mayor número de posesiones y de bienes posible. A costa, a veces, de sacrificar la felicidad presente. Queremos inundarlos de cosas, pretendemos que no carezcan de nada. Deseamos que, cuando se comparen con sus amigos, nunca se queden atrás. Y ellos y ellas, a veces, nos lo exigen. Porque quieren tener más que los amigos y compañeros. Esta prenda de marca, este ordenador de última generación, esta moto que nadie tiene…
Recuerdo una pequeña historia de la que conozco muy diversas versiones. Un pastor está apaciblemente sentado debajo de una encina cuidando su rebaño. Dormita a la sombra observando cómo pastan sus ovejas. Es una hermosa y soleada mañana primaveral.
Por la vereda pasan dos hombres de negocios que detienen su coche para saludar al relajado pastor.
- ¿Este rebaño es suyo?
- Así es.
- ¿Cuántas ovejas tiene?
- Ciento cinco, exactamente.
- ¿Y no ha pensado usted en hacer una explotación de la leche de sus ovejas?
- ¿Para qué?, pregunta el pastor,
- De esa forma podría obtener pingües beneficios y así podría comprar otras tantas ovejas.
- Pero, ¿para qué?, insiste el pastor,
- Así podría ampliar su producción de leche y aumentar considerablemente sus beneficios.
- Pero, ¿para qué?, repite socarronamente el pastor.
- De esa forma podría invertir de nuevo en la compra de más ovejas.
- Pero, ¿para qué?, repite de nuevo el pastor.
- Porque de ese modo, cuando tenga muchas ganancias, podría usted vivir tranquilo y sentarse a descansar.
- El pastor, calmadamente, es quien ahora pregunta a los atónitos paseantes:
- ¿Y qué es lo que estoy haciendo ahora mismo?
La postura del pastor está cargada de lógica. Tiene lo necesario para vivir. Vive felizmente. Tiene bastante. Lo suficiente, para él, es más que suficiente. El podría haber dicho con toda la razón del mundo: Enough is plenty. Me he imaginado muchas veces al pastor metido en la vorágine de los negocios, con la angustia de que se produzca la ruina, con el temor de que aparezcan competidores sagaces que le lleven a la miseria, con el pánico de que se produzca una crisis incontrolable que de al traste con todos los beneficios… He imaginado al pastor sin dormir, levantándose temprano, acostándose lleno de zozobra, trabajando de sol a sol… “Quien no es feliz con poco, no lo será con mucho”, decía Lao Tse.
Pudiera pensarse que la actitud del pastor es conformista y perezosa. Pero tiene un enorme fondo de cordura. La alternativa que le ofrecen es vivir con la angustia del crecimiento, del tener más, de que nada falle. La alternativa, a la espera de una hipotética paz, es un vida en guerra permanente contra todo y contra todos. Tener más. Ganar más. ¿ Para qué?
Se incrementa el problema desde el interés del comercio y de la publicidad en anunciarnos y vendernos la felicidad empaquetada a través de las compras. Y acabamos convirtiendo en lemas de la vida los siguientes enunciados: “tanto tienes, tanto vales”, “tanto compras, tan feliz eres”, ”tanto consumes, tanto disfrutas”… La ambición, entonces, no tiene límites. Suficiente es más que suficiente. ¿No viviríamos mejor de una manera más austera, sin necesidad de tantas cosas, de tantas necesidades creadas? Estamos corriendo y no sabemos parar. Viene de antiguo el consejo: la felicidad no reside en tener muchas cosas sino en saber prescindir de ellas.
Cuando leemos o escuchamos que ha habido un caso de corrupción en el que una persona (o una familia) ha acumulado de forma torticera miles de millones, nos preguntamos sorprendidos: ¿no tenía suficiente par vivir? Sí, pero, ¿dónde se pone la raya del suficiente? Sería un signo de inteligencia el poner un límite a la codicia. Somos inteligentes cuando vivimos felizmente, no cuando acumulamos dinero, fama o poder mientras seguimos siendo desgraciados. En palabras de Thomas Jefferson: “No son las riquezas ni el esplendor, sino la tranquilidad y el trabajo los que proporcionan la felicidad”.
Ya sé que puede parecer cínico decirle a una familia con necesidades que “suficiente es más que suficiente”, ya que ellos no tienen bastante para vivir y están pasando calamidades. Esas personas tienen otro problema. La vida les ha colocado la raya de una forma injusta y dolorosa. La vida les ha dicho: “tenéis que vivir con esto”. Y esto no es, quizás, suficiente. Ellos tienen el problema de ver cómo hay gente que derrocha mientras ellos pasan necesidades. Tienen que aprender a dominar el odio ante tantas diferencias y tantas injusticias, ante un reparto tan desproporcionado. Pueden hacer suyo el sentir de Walt Witman: “He aprendido que estar con aquello que me gusta es suficiente”. No tienen por qué resignarse, pero han de saber que pueden ser felices con poca cosa.
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Fonte: http://blogs.opinionmalaga.com/eladarve/


sábado, 24 de março de 2012

Sobre o Conceito de Universidade: Eclipse da razão e populismo universitário

Embora quem se enreda pelas teias da análise social não deve se surpreender com os fenômenos que se lhe apresentam, confesso que, por vezes, vejo certos fatos como, digamos, "inesperados" - entre estes, estão alguns posicionamentos sobre universidade. São posicionamentos que eclipsam a razão e promovem o populismo universitário. A desconsideração do modus operandi acadêmico, certos tipos de supostas interações com a comunidade (que mal disfarçam outros interesses) e a 'discurseira' vazia por tudo e por nada, a todo instante, são exemplos do nefasto populismo universitário. Que se volte a discutir, com urgência, o conceito de universidade! E, para começar, o livro The Concept of a University  (traduzido como O Conceito de Universidade, pela EdUNB), de Kenneth Minogue, é um bom primeiro passo. 

 


 

quinta-feira, 22 de março de 2012

A reconfiguração dos sistemas educativos e a formação docente: demandas e alternativas

Escrevi o artigo abaixo para a Revista Portuguesa Ciência Hoje (
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=4225&op=all). Já tem algum tempo, mas temas como crise da escola, 'alunização' da juventude, crise da identidade docente, etc., passam por algumas das questões nele focadas. 


1 - A reconfiguração dos sistemas educativos 
As últimas décadas do século passado foram marcadas por um conjunto de transformações que, se estendendo aos dias de hoje, têm operacionalizado profundas alterações nas mais diferentes esferas. O fim da bipolarização ideológica entre blocos (que marcou a chamada Guerra Fria), a Globalização, as novas tecnologias, etc., representam uma amostra dos acontecimentos que têm dado uma “nova” face ao mundo do século XXI (1).


Neste contexto, uma das esferas que tem passado por significativas mudanças em sua formatação é o Estado. E não se trata de dizer, como é correcto realçar, que o aparato estatal de hoje guarda uma significativa diferença daquele que os clássicos do pensamento social tiveram em consideração, embora pressuponha isto. O que está em causa são as transmutações que lhe têm perpassado em decorrência de fenómenos como os anteriormente aludidos.

É um dado adquirido que, pelo menos desde o fim dos anos 1970, principalmente nas sociedades centrais, o “consenso” em torno da acção estatal foi posta em questão. Seja por conta do colapso do Estado de bem-estar social, seja por causa dos efeitos da globalização (construindo sociedades transnacionais e, portanto, estiolando o que referencia o Estado-nação), seja ainda como resultado da adopção da ortodoxia do laissez-faire, laissez-passer (o neoliberalismo), o facto é que o Estado tem sido deslocado como ente regulador da vida social. Não é à-toa a expressão de Daniel Bell, dosada com uma pitada de ironia liberal, segundo a qual o Estado se tornou demasiado pequeno para os grandes problemas da vida social e demasiado grande para os pequenos (2). 

As decorrências do mencionado quadro para os sistemas educativos não são difíceis de serem constatadas. Antes da instauração do mesmo, a educação tendia a ser descrita como o resultado da intervenção do Estado no campo escolar, de um modo que ele, formulando e implementando macro-políticas, apresentava-se fundamentalmente como um Estado Educador (3) .


O referencial passa a ser o mercado
Como representante de uma Nação, o Estado delineava as directrizes estruturantes do campo educativo no intuito de cimentar uma base de valores para, por exemplo, assegurar a homogeneidade interna e garantir a identidade nacional. Não me parece ser necessário um esforço analítico de maior fôlego para demonstrar que, sobretudo nos países centrais, esta é uma realidade que está ficando para trás. Com a globalização, não só a ideia de Estado-nação é descentrada, como o referencial estruturante da acção educativa – “adornado por tintas neoliberais”, embora nem sempre assim o seja – passa a ser o mercado.

E é deste modo que os sistemas educativos são reconfigurados. A este respeito, é sintomático, como chama a atenção Michael Apple, que tanto nos Estados Unidos como na Grã-Bretanha proliferem discursos estabelecendo uma relação inequívoca entre a crise nacional e a ineficácia dos sistemas educativos (4). A meu juízo, contudo, a reconfiguração dos sistemas educativos não é adequadamente compreendida se não for considerado pelo ao menos mais dois factores: as novas tecnologias e o processo de mutação cognitiva em curso. 

No que se refere às novas tecnologias, convém pôr em relevo que está em marcha, desde a década de 1950, um evento histórico da mesma importância da Revolução Industrial do século XVII, induzindo um padrão de descontinuidade nas bases materiais da economia, da sociedade e da cultura. Trata-se da Revolução da Tecnologia da Informação (5). Diferente das revoluções anteriores – da Primeira e da Segunda –, a actual refere-se às tecnologias da informação, processamento e comunicação.

Ou seja, a tecnologia da informação é para a mesma o que as novas fontes de energia foram para as revoluções industriais anteriores, do motor a vapor à electricidade, aos combustíveis fósseis e até mesmo à energia nuclear. Contudo, o que a caracteriza não é a centralidade de conhecimento e informação, mas a aplicação desses conhecimentos e dessa informação para a geração de conhecimentos e de dispositivos de processamento da comunicação, num ciclo de realimentação cumulativo entre inovação e seu uso. 

Seguindo Manuel Castells (6), pode dizer-se que os usos das novas tecnologias de telecomunicações nas últimas décadas passaram por três fases diferentes: a automação de tarefas, as experiências de usos e a reconfiguração das aplicações. Nas duas primeiras, o progresso da inovação tecnológica baseou-se no aprender usando. Na terceira fase, os usuários aprenderam a tecnologia fazendo, o que acabou resultando na reformatação das redes e na descoberta de novas aplicações.


O ciclo de realimentação entre a introdução de uma nova tecnologia, dos seus usos e dos seus desenvolvimentos em novos domínios torna-se muito mais rápido no novo paradigma tecnológico. Consequentemente, a difusão da tecnologia amplifica o seu poder de forma infinita, à medida que os usuários se apropriam dela e a redefinem. As novas tecnologias da informação não são simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos. Desta forma, os usuários podem assumir a gestão da tecnologia, como acontece no caso da Internet.

O rebatimento das novas tecnologias
Com efeito, o rebatimento das novas tecnologias nos sistemas educativos acontece de duas formas: 1) por via da reestruturação produtiva, donde decorre um conjunto de demandas do mercado de trabalho pleiteando que as escolas formem uma mão-de-obra apta à referida realidade, com isto significando dizer que a força laboral deve ser portadora de habilidades flexíveis, para, assim, ser propensa ao desempenho das mais diversas tarefas, onde o trabalho em equipe é uma dimensão central; e (2) através da introdução de novas modalidades de acção educativa, onde a educação a distância, os programas off line de aprendizagem por computador, os cursos on line, as ferramentas em rede de pesquisa e os ambientes on line de partilha de experiências são exemplos paradigmáticos. 

Ora, chega a ser até um acto de repisagem do que é evidente, cansativo pelo óbvio, daí inferir que os sistemas educativos se reconfiguram, ou que pelo menos há a necessidade de que isto aconteça, sob pena de eles se tornarem obsoletos. Daqui pode-se fazer uma conexão com o outro factor atrás mencionado como requisito para se entender adequadamente a reconfiguração dos sistemas educativos: o processo de mutação cognitiva em curso. 

Parece hoje, cada vez mais, desprovido de sentido conceber a educação formal como a única instância gestora de conhecimento e ministrante de aprendizagem. Tendo em consideração, como bem realça Bernard Charlot (7) , que a relação entre os alunos (principalmente os de meios populares) e o saber não é algo unilateral (“monopólio” do sistema escolar sobre os estudantes, centrado apenas no ensinar), é pertinente, portanto, admitir que há que se prestar uma atenção acrescida nos contextos educativos informais e não-formais, pois aí são criados e re-significados uma variedade de saberes que circulam envolvendo a escola, agindo sobre ela, mas não interagindo com os seus propósitos. Este processo de mutação cognitiva encontra-se intimamente vinculado às noções de socialização primária e de socialização secundária e tem implicações directas sobre elas e sobre a escola. 

Como sabemos, o âmbito da socialização primária é o âmbito familiar, onde supostamente são transmitidos valores e normas de conduta e de coesão social. Entretanto, vários elementos, tanto nos países centrais como nos não-centrais, têm posto em causa o desempenho de tais atributos da socialização primária, por exemplo: a desestruturação familiar (por razões económicas e também não-económicas), a monoparentalidade, a escassez do tempo de relação doméstica e de convivialidades densas no lar.


Como decorrência disto, ou seja, com a redução da carga afectiva na transmissão de conhecimentos e de valores e a perda de identificação com o mundo apresentado pelos adultos, configura-se um grave deficit de socialização primária das crianças e dos jovens, com a consequente perda de referências, relativismo de valores, ameaça à coesão e solidariedade sociais. 

No vácuo deixado pela socialização primária, tem entrado em cena agentes da socialização secundária (8) , oriundos das “velhas” e das novas tecnologias, como os meios de comunicação de massa e, agora, os chats, substituindo os dispositivos e os contextos próprios daquela. Deste modo, ocorre aqui um fenómeno singular: de um lado, crianças e jovens antecipam o seu desenvolvimento cognitivo, obtendo conhecimentos que supostamente seriam alcançados mais tarde, na socialização secundária, na educação formal; e por outro, são carentes de relações sócio-afectivas, da valoração típica da socialização primária.


Lições que deveriam ter recebido em casa
Com efeito, dada a relativa falência da socialização primária, os seus atributos têm sido delegados à escola. É assim que se têm multiplicado os apelos para que, ao fim e ao cabo, ela assuma os afectos e as funções maternais e parentais, produza a interiorização das normas básicas do viver em sociedade e promova a aceitação dos dispositivos de legitimação e de adopção dos valores essenciais à vida social, para além de, claro, desempenhar o seu papel específico, isto é, as funções de instrução, estimulação e socialização secundária.


Se formos mais longe por esta trilha analítica, chegamos aos principais problemas do quotidiano escolar contemporâneo: os jovens vão para a escola receber lições que deveriam ter recebido em casa (socialização primária); a escola exerce atributos cognitivos e de socialização secundária que não lhes são novidades, pois já tiveram acesso aos mesmos através, por exemplo, dos meios de comunicação de massa; como resultado, jovens e escola se encontram para um “diálogo” em linguagens diferentes.

Deste modo, não é incomum que a escola e os alunos convivam, mas vivam em mundos diferentes: a primeira procurando mecanismos para desempenhar o seu papel, por vezes depositando uma confiança ilimitada em dispositivos gestionários e burocráticos; os segundos, dentro e fora da escola, construindo um universo à parte do mundo escolar, erigindo relações de sociabilidade que estruturam uma cultural juvenil com padrões cognitivos distintos dos padrões escolares. 

Talvez, portanto, só considerando devidamente tal processo de mutação cognitiva, associado com os factores que lhe são correlatos, poder-se-á entender e tratar adequadamente de questões como a indisciplina escolar. 

Seja como for, o fato é que os três fenómenos que estivemos a recensear (as transformações no âmbito do Estado, as novas tecnologias e o processo de mutação cognitiva), entre outros, reconfiguram os sistemas educativos. É em função desta reconfiguração, que diversas formulações têm ressaltado o surgimento de novas demandas na formação docente, perspectivando um novo perfil para o professor, como veremos a seguir. 


2 – Demandas para a formação docente e o perfil do professor 

Apesar de as principais elaborações sobre formação de professores consubstanciarem categorias analíticas diferentes, elas parecem, no entanto, convergir, em sentido amplo (mesmo que utilizando termos distintos), para uma definição comum do perfil do professor demandado pela reconfiguração dos sistemas educativos. Decerto que, nalguns momentos, esta convergência é mais nítida, enquanto que, noutros, é menos visível, e também, às vezes, fica numa posição intermediária. Via de regra, contudo, são poucos os trabalhos sobre formação de professores que, pelas teses que defendem, se antagonizam irreconciliavelmente. 

Desta forma, as formulações referencializadas, por exemplo, nas ideias do professor reflexivo, do professor como intelectual crítico, do professor como pesquisador, do “professor das histórias de vida”(9) , são elaborações que se encontram. Como consequência, pode-se apontar alguns eixos em torno da formação de professores em relação aos quais se tem estabelecido um relativo consenso.


Pleiteia-se uma formação sólida, assente numa base geral, tendo em consideração indicadores como: a) conhecimento articulado contextualmente, tendo em conta a interdependência entre educação, economia, política e sociedade, situando-se sempre esta démarche de modo sócio-histórico e cultural; b) relação indissociável entre teoria e prática; c) relevância da dimensão ética como substrato a partir do qual se erigem responsabilidades individuais e colectivas, bem como se estruturam relações sociais e produtivas; d) atenção ao aspecto investigativo como componente da prática docente. 

Daí é possível realçar um esboço do perfil do novo professor, tendo em apreço, entre outras, três características. Uma primeira a ser destacada parecer ser a formação multidimensional e reflexiva do professor, ou seja, ele deve ser portador de um conjunto amplo de dispositivos cognitivos, não se fechando portanto numa área específica do conhecimento, mas deve, sim, dotar-se de instrumentos teórico-práticos que o capacitem para o diálogo inter/multidisciplinar, exercitando, ao mesmo tempo, a crítica e a autocrítica, que, ao fim e ao cabo, vem a ser uma manifestação do pensar reflexivo. 

Uma segunda característica a referir diz respeito à multiculturalidade necessária ao agir profissional do professor. Ou seja, aqui o que está em causa é a necessidade de a formação ter em conta uma política da diferença, de respeito a todas as diversidades humanas e de superação dos preconceitos, sejam eles quais forem. Como se sabe, a escola é um microcosmo da sociedade, e portanto um local onde as diferenças étnicas, culturais, de género e físicas se fazem presentes.


Uma acção de integração
Cabe, assim, ao docente desenvolver uma acção de integração baseada na comunicação, aproveitando a diversidade na sala de aula como fonte pertinente ao processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, pois, de assumir a diversidade como um recurso útil ao processo de ensino-aprendizagem, ao invés de a considerar um obstáculo, que logo resvala para os preconceitos (10). 

Last but not least, a terceira característica concerne à actuação do professor como indutor de relações entre a escola e a comunidade. O pressuposto aqui presente é o de que, tendo em conta que o tipo de formato que a acção escolar assume depende dos aspectos da comunidade em que ela se situa (aspectos que se fazem presentes na escola através dos alunos) e considerando que a vida extra-escolar dos estudantes é determinante para os seus percursos escolares, coloca-se como imprescindível que se leve a efeito uma articulação entre a escola e a comunidade, onde o professor, pela proximidade que supostamente tem com os alunos, é uma peça central, cabendo-lhe alimentar um diálogo marcado por momentos de sociabilidade.


Em última instância, a escola, conectada com a movimentação comunitária, por via do trabalho docente, vem a ser parte do desenvolvimento das próprias comunidades locais, assim como o desenvolvimento das comunidades locais é condição para o êxito da própria escola. 


3 – À guisa de conclusão: alguns desafios imediatos à formação 

Se é certo que, para realizar uma reflexão a respeito de um determinado objecto/temática, é necessário um grau de afastamento metodológico para não enviesar a abordagem, por outro lado, não se pode perder de vista o axioma segundo o qual, nas ciências sociais/humanas, é métier do analista construir conceitos e procedimentos para tratar dos desafios postos pela realidade. Tendo isto como pressuposto basilar, e considerado a incursão anteriormente empreendida, penso que convém, para efeitos conclusivos, pôr em realce, entre outros, quatro desafios imediatos à formação de professores. 

O primeiro refere-se à necessidade de se reequacionar a relação teoria-prática. Como se sabe, o estabelecimento de uma dissociabilidade rígida entre estas duas dimensões é uma construção histórica, efectivada sobretudo com a descontextualização dos saberes e a institucionalização dos modernos sistemas educativos.


Por exemplo, nas cidades medievais, como sublinha André Peitat  (11), a aprendizagem directa era a regra, isto é, havia uma íntima ligação entre os espaços sociais que asseguravam a “formação profissional” e aqueles onde se exerciam as actividades produtivas, pois a aprendizagem dos ofícios se realizava no interior das próprias corporações e era regulamentada por um contrato de aprendizagem estabelecido com o mestre.

Além do mais, considerando a discussão de natureza ontológica, importa destacar que a separação entre teoria e prática só possível para propósitos analíticos, dado que o ser é praxis (unidade teoria-prática). 

Seja de que modo for, para a formação de professores actualmente, a questão do reequacionamento da relação teoria & prática está posta de maneira mais incontornável do que antes. É uma demanda do perfil do novo professor. Conhecimentos distanciados da realidade não interferem nela, assim como o mero senso prático, sem o crivo da reflexão teórica, não tem consistência para orientar o agir profissional. 

Como decorrência, pode-se delinear dois indicativos que merecem uma cuidadosa atenção: as interfaces Licenciatura & Bacharelado e o ensino pela pesquisa. No primeiro caso, de algum modo, principalmente no Brasil, estamos ainda perante um modelo taylorizado, delegando atribuições de execução (ao Licenciado) e de concepção (Bacharel), o que é um descompasso histórico, principalmente quando consideramos que, em outros países, a valorização recai sobre a Licenciatura, ocorrendo o inverso com o Bacharelado, que inclusive é obtido num espaço de tempo menor. No segundo caso, isto é, o ensino pela pesquisa, interessa promover uma modalidade de ensino interpretativa, o que demanda, entre outras componentes, rediscutir os procedimentos de avaliação.


O todo e as partes no conhecimento
O segundo desafio é relativo à articulação entre o todo e as partes no conhecimento. Sabendo que o todo tem qualidades ou propriedades que não são encontradas nas partes, se estas estiverem isoladas umas das outras, e [que] certas qualidades ou propriedades das partes podem ser inibidas pelas restrições provenientes do todo (12), impõe-se como imprescindível buscar uma articulação que faça com que as partes (disciplinas) expressem o todo (o conhecimento), e este não seja distorcido por aquelas e nem as distorça. Ou seja, a tarefa que aqui se coloca é a da inter/multidisciplinaridade. É, no mínimo, um despropósito, compreender, por exemplo, que uma disciplina isolada capta fatos a 100% e expressa verdades inquestionáveis acerca de determinada área do conhecimento.


A especialização disciplinar excessiva, limitando professores a saber apenas de aspectos específicos de seus campos, tem-nos tornado especialistas ignorantes, na medida em que nada conhecem para além das fronteiras de suas áreas (13). Tendo em linha de conta as demandas da formação docente, na busca de uma formação multidmensional, coloca-se como urgente, portanto, promover uma inter/multidisciplinaridade que não sobreponha enfoques particulares, como é próprio das fragmentações curriculares, mas sim, de modo multirreferencial, realize a fusão de pontos de vista diversos num mesmo olhar analítico (14) . 

A procura de uma interlocução com a educação não-formal e informal, constitui-se no terceiro desafio. Se considerarmos, conforme enfatizamos, que está em curso um processo de mutação cognitiva, onde novos saberes são gerados à margem dos sistemas formais de educação, então a busca de interlocução com as modalidades educativas que os expressa é imperativa. Esta articulação pode ser procurada por via do ensino como pesquisa, conforme anteriormente apontado, como também, dependendo da concepção/do modo de a fazer, pela extensão universitária (15). 

O quarto desafio, e último nesta minha abordagem, diz respeito à construção da identidade docente. Aqui há que se pôr de parte a “tentação” de entender que ela é outorgada a 100% pela formação académica. Aliás, ideias semelhantes à esta constituem-se numa forma pouco apropriada de se conceber as construções identitárias (profissionais e sociais). É um modo fechado de as compreender, como se as pessoas, ao longo da vida, tivessem apenas uma socialização – o que, evidentemente, é falso.


Na escola constrói a identidade
As identidades são construídas em processo (16). No caso da identidade docente, a formação académica é parte deste processo, será nos contextos de trabalho que se vão definir modos de relacionamentos, manuseamento do conhecimento oriundo da formação, surgimento da necessidade de adequação/recomposição de saberes, enfim, práticas que dizem quem são o professor, o seu perfil. Em suma, na escola, se constrói a sua identidade.

Entender a identidade docente assim, tendo em vista as demandas postas hoje à formação, é uma condição sine qua non para, por exemplo, dimensionar os atributos dos cursos, as funções do estágio e visualizar parâmetros para efectivação da convergência entre teoria e prática. 

Postos estes desafios em perspectiva, interessa chamar a atenção para, enfrentando-os, bem como tratando de outras problemáticas que envolvem a formação de professores, procurar estruturar dispositivos que reinventem a profissão docente de um modo que o professor seja capaz de se autonomizar na construção do conhecimento e contribua para estruturar comunidades educativas onde a solidão no aprender transforme-se num ato de solidariedade sócio-cognitiva


Notas:
  [1] - A meu ver, entre outros, os trabalhos de Eric Hobsbawm e Manuel Castells são indispensáveis para entender tal realidade. Ver HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos: o breve século XX, São Paulo: Companhia das Letras, 1995; e CASTELLS, Manuel, The Information Age: Economy, Society and Culture, Massachusetts: Blackwell Publishers, 1999 (três volumes).
[2] - BELL, Daniel, Communitarism its critics, Oxford: Osford Press, 1993; BELL, Daniel, The Coming of Post-Industrial Society: A V enture in Socual  Forecasting, Londres: Heinemann.
[3] - Retomo aqui uma tese que, em parceria, já avancei em outro trabalho. Ver LEITE, Ivonaldo & CORREIA, José Alberto, “Dos Novos Fenômenos às Novas Problemáticas no Campo Educativo: Uma Incursão e um Ponto de Vista Prospectivo”, in Interfaces de Saberes, Caruaru: nºs 1,2, 2003, p. 77-92.
[4] - APPLE, Michael , “Introducción”, in LISTON, D. P. & Zeichner, K. M., Formación del Professorado y Condiciones Sociales de la Escolarización. Madrid: Morata.
[5] - Tratei de modo mais detido deste assunto num trabalho anterior. Ver LEITE, Ivonaldo, Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: Desorganizando o Consenso, Lisboa: Edições Dinossauro, 2002. 
[6] - CASTELLS, Manuel , ob. cit., vol. 1.
[7] - CHARLOT, Bernard, Du Rapport au Savoir: Éléments pour une théorie, Paris: Economica  
[8] - Em conjunto com outros elementos, o mencionado fato é indispensável numa abordagem analítica séria sobre a “crise da escola”.  Cf. AFONSO, Almerindo J., “A Crise da Escola e a Educação Não-Escolar”, in  A Página da Educação, Porto: nº 10, Março/2002, p. 27.
[9] - Cf., entre outros, PERRENOUD, Philippe, La formation des enseignants entre théorie et pratique, Paris: L’Harmattan;  GIROUX, Henry A, Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997; GIMENO  SACRISTÁ N, J., Poderes instáveis em educação,Porto Alegre: Artmed, 1999; IMBERNÓN, F., Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, São Paulo: Cortez, 2001; NÓVOA, António, Histoire & Comparaison (Essais sur l’Education), Lisboa: Educa.
[10] - STOER; Stephen R., “Construindo a Escola Democrática através do Campo da Recontextualização Pedagógica”, in Sociedade e Culturas, Porto: nº 01, 1994, p. 7-27. 
[11] - PETITAT, André, Production de l’école – production de la société, Genéve: Libraire Dorz, 1982.
[12] - MORIN, Edgard, Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, São Paulo: Cortez, 2002, p. 37. 
[13] - SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: O Social e o Político na Transição Pós-moderna. Porto: Afrontamento. 
[14] - CORREIA, José Alberto, Para uma Teoria Crítica em Educação, Porto: Afrontamento, 1998
[15] - O modo como José Francisco de Melo Neto conceptualiza a extensão universitária é extremamente pertinente para  a referida perspectiva. Ver MELO NETO, José Francisco, Extensão Universitária, Autogestão e Educação Popular, João Pessoa: Editora Universitária/UFPB. 
[16] - Apesar da limitação da bibliografia brasileira a respeito do assunto, no contexto internacional ela é vasta. Um autor que tem produzido trabalhos de referência no campo é o francês Claude Dubar. Ver DUBAR, Claude, La Socialisation: Construction des identités sociales et professionnelles, Paris: Armand Colin Éditeur, 1995.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Encontro Norte e Nordeste de Ciências Socais

Tendo como tema Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana/Nordeste: Perspectivas e Desafios, terá lugar de 04 a 07 de setembro próximo o XV Congresso Norte Nordeste de Ciências Sociais, em Teresina/PI, sendo também o Pré-ALAS Brasil. Informações abaixo.


 

O QUE É O CISOPRÉ-ALAS Brasil

Há mais de 20 anos, pesquisadores(as) vinculados(as) aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e centros de pesquisa das Regiões Norte e Nordeste do Brasil promovem encontros sistemáticos com o objetivo de reunir cientistas sociais e de áreas afins em torno de suas Linhas de Pesquisa, dando visibilidade à produção científica e aos resultados de suas pesquisas através do Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO). Trata-se de um evento baseado na automobilização desses grupos, não havendo, até o momento, uma instituição promotora permanentemente responsável. Assim, chegamos à décima quinta edição deste Encontro, o que demonstra o potencial e a vitalidade das Ciências Sociais nas regiões Norte e Nordeste do país, com aumento constante de intercâmbio entre pesquisadores das demais regiões do Brasil.
Até 1990, os Encontros ocorreram anualmente. As dificuldades trazidas pela nova conjuntura daquela década levaram a um pequeno hiato na sua realização e, a partir do VI Encontro, realizado em Belém-PA, sua periodicidade passou a ser bianual. Em Recife, no último encontro (2009), discutiu-se a possibilidade do CISO passar a ser trienal, frente ao razoável número de eventos realizados na área das ciências sociais das várias associações específicas (ABCP, ABA, ANPOCS, SBS) e seminários realizados de forma restrita, além dos vários eventos científicos internacionais em que muitos pesquisadores brasileiros têm, cada vez mais, galgado espaços de diálogos e apresentação de suas pesquisas.
Nas edições anteriores do CISO, quase todos os estados das regiões Norte e Nordeste participaram ativamente da articulação do evento, a partir de uma rede de produção da pesquisa social que ultrapassa o número de 50 programas de pós-graduação e centros de pesquisa na área de Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
Os Encontros de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO) têm se constituído num efetivo espaço de troca e intercâmbio interinstitucional, consolidando as redes entre pesquisadores não só das regiões Norte e Nordeste, mas de todo o Brasil e de vários países da América do Sul, além de colaborara para o fortalecimento dos programas de pós-graduação.
Neste sentido, é importante registrar que apesar do CISO envolver majoritariamente pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, também conta com a participação de pesquisadores de outras regiões e países, excedendo, em muito, o caráter de um Encontro Regional, tornando-se, na prática, um Encontro de caráter Nacional, e até mesmo Internacional, a depender da pujança da instituição articuladora. No caso do XIV CISO, o reforço da conexão latino-americana (não apenas em termos de participantes convidados, mas de ampla divulgação para captação de propostas de trabalhos a serem apresentados) o tornou claramente um encontro internacional. Assim, espera-se repetir, na XV edição do encontro, a exitosa experiência do CISO de dimensão latinoamericana. Para isto o CISO, essa edição incorpora o encontro nacional da Associação Latina Americana de Sociologia (ALAS), chamado de PRÉ-ALAS Brasil, prévia ao Congresso Internacional da Associação que ocorre a cada dois anos em um país da America Latina. Em 2013 ocorrerá o XXIX Congresso da ALAS, no Chile. Como a presidência da referida Associação está na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no biênio 2012/2013, facilita ainda mais essa chancela.
Para dar continuidade a este amplo fórum científico, no XIV CISO, realizado em Recife-PE, no ano de 2009, foi proposto que a Universidade Federal do Piauí (UFPI), através de seus programas de pós-graduação na área das ciências sociais, juntamente com outras universidades do Estado, sediassem e se responsabilizassem pela organização do evento seguinte, criando as condições para sua realização. Um grupo de professores apresentou a proposta ao Departamento de Ciências Sociais, aos programas de pós-graduação dessa área e ao Centro de Ciências Humanas e Letras que juntos decidiram pela realização do evento no ano de 2012.
O passo seguinte foi a constituição de parceria entre os seguintes programas de pós-graduação: pós-graduação em ciência política; pós-graduação em antropologia e arqueologia; e pós-graduação em políticas públicas, podendo aglutinar outros programas de pós-graduação em sociologia afins existentes na UFPI, bem como a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. Buscar-se-á igualmente parcerias com outras universidades, a exemplo da Universidade Estadual do Estado do Piauí (UESPI) e faculdades de Teresina, de modo a realizarmos o evento da melhor maneira possível.

OS ENCONTROS REALIZADOS:
As outras edições do CISO ocorrem nas seguintes cidades e anos: I, João Pessoa (1986); II, Recife (1987); III, Natal (1988); IV, Salvador (1989); V, Recife (1990); VI, Belém (1993); VII, João Pessoa (1995); VIII, Fortaleza (1997); IX, Natal (1999); X, Salvador (2001); XI, Aracaju (2003); XII, Belém (2005); XIII, Maceió (2007); XIV, Recife (2009). Na região nordeste somente os estados do Piauí e Maranhão ainda não sediaram o referido encontro.

JUSTIFICATIVA:
Grandes mudanças socioeconômicas, políticas e culturais estão em curso na America do Sul, impulsionadas pela dinâmica social e diversas ações governamentais de governos de corte social democrata e progressistas. No Brasil, através das políticas promovidas pelo governo federal em prol do desenvolvimento do país, com destaque para o Norte-Nordeste, sobretudo através das obras de infraestrutura proporcionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em conjunto com a ampliação da fronteira agropecuária e da prospecção mineral, tem trazido à baila questões relativas à preservação da paisagem natural e o perfil humano locais, neste último caso, destacando o papel dos povos tradicionais e indígenas.
No estado do Piauí, especificamente, esta situação se expressa através dos impactos suscitados pelas obras de construção da ferrovia transnordestina, assim como a construção de três novas usinas hidrelétricas (Palmeirais, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí), com suas respectivas barragens, o alargamento das áreas dedicadas à agroindústria (sobretudo soja e eucalipto), o incremento da mineração (com a descoberta de jazidas de minério de ferro em Paulistana, Simões, Betânia do Piauí e Jacobina do Piauí) e o aumento na exploração do potencial turístico do litoral do estado. Todo este processo tem sido acompanhado do remanejamento e ajustes com contingentes locais, alguns dos quais identificados com técnicas produtivas artesanais e com o extrativismo, como povos remanescentes de quilombos, quebradeiras de coco, comunidades de fundo de pasto, catingueiros e pescadores artesanais, que só muito recentemente começaram a reivindicar seu direito de subsistir no plano jurídico-político.
Desta forma, a temática privilegiada no XV CISO/PRE-ALAS Brasil deverá ser a dos desafios e perspectivas impostos pelas questões do desenvolvimento ao meio ambiente e à paisagem humana tradicional, perante os quais o evento pretende propiciar um fórum de discussão acadêmica e científica, favorecendo o caráter interdisciplinar visando uma reflexão, sem excluir o diálogo com as políticas públicas e práticas privadas (sejam elas empresariais ou oriundas dos movimentos sociais), relativa ao tema em destaque.

OBJETIVOS
O objetivo geral dos Encontros de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, realizados desde a década de 1980, tem sido o fortalecimento dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação e centros de pesquisa destas duas regiões brasileiras, bem como o intercâmbio entre pesquisadores(as) das duas regiões e de outras partes do Brasil e do continente Latino Americano. Para cumprir este último aspecto do objetivo, o CISOPRÉ-ALAS Brasil de 2012, assim como foi o de 2009, assumirá dimensão latino-americana, com a inserção de pesquisadores e palestrantes de países da América do Sul e a incorporação do PRÉ-ALAS Brasil, Congresso Brasileiro da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), em preparação ao XXIX Congresso do ALAS de 2013, que ocorrerá em Santiago do Chile.
Os objetivos específicos são os seguintes:
  1. Dinamizar e consolidar o intercâmbio interinstitucional, estreitando os laços entre pesquisadores de diversos Programas de Pós-Graduação e centros de pesquisa das regiões Norte e Nordeste, bem como de outras regiões do Brasil e da América do Sul;
  2. Fortalecer o processo de internacionalização das universidades brasileiras, especialmente no âmbito da America Latina.
  3. Estimular a formação de redes de pesquisa que tenham como temática as problemáticas relacionadas às regiões Norte e Nordeste ou de interesse de pesquisadores(as) que aí vivem e trabalham;
  4. Prover um espaço privilegiado para a divulgação e socialização de trabalhos teóricos e resultados de pesquisas realizadas por cientistas sociais das regiões Norte e Nordeste do país ou sobre estas;
  5. Fomentar o envolvimento de jovens estudantes pesquisadores(as) da área das Ciências Sociais na produção do conhecimento.

METODOLOGIA DO ENCONTRO
As atividades acadêmicas do XV CISOPRÉ-ALAS Brasil compreenderão a organização de Grupos de Trabalho (GTs), Mesas Redondas (MRs), Minicursos (MC) e apresentação de painéis (posters). Todas as atividades procurarão refletir a variedade de contextos geográficos, socioculturais e institucionais das duas regiões e demais partes do país.
Os Grupos de Trabalho são a principal atividade do evento, momento em que se dá a mais intensa troca intelectual, em razão de seu formato: cada uma das 03 sessões se compõe de, no máximo, 9 apresentações, de que participam pesquisadores seniores e jovens, estudantes de pós-graduação e graduação, de diferentes instituições e localidades.
As Mesas Redondas são a oportunidade de se discutir temáticas mais específicas com pessoas reconhecidamente conhecedoras dos temas das mesmas, seja por sua experiência de pesquisa, seja por seu envolvimento profissional ou sócio político. As Mesas reúnem apenas pessoas do mundo acadêmico e científico. Entre elas haverá uma mesa para debater sobre a contribuição das ciências sociais na America Latina organizada pela ALAS.
A programação do evento prevê a realização das reuniões das Mesas Redondas pela manhã, e dos Grupos de Trabalho, e Minicursos à tarde e noite.
De acordo com o edital do evento, há um calendário a ser cumprido na execução e programação oficial do mesmo.

Mais informações, aqui: http://www.sistemasmart.com.br/ciso2012/